Paulo Afonso, 22 de julho de 2024

Patricia Santos

Emoção, superação e muita aprendizagem marcaram o Banquete Literário do SESC Ler Paulo Afonso

Todos nós sabemos que a literatura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo por ser uma prática que ajuda na formação da personalidade. O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação.

Banquete Literário Sesc

Levando em consideração que a importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, o Sesc- Paulo Afonso proporcionou, na tarde deste sábado (23), um grande evento literário.
Com a participação de toda comunidade escolar, de pais de alunos e convidados especiais, o Banquete Literário trouxe momentos prazerosos de descontração, superação e muito aprendizado.

O projeto Banquete Literário é um evento que, por meio de consultas e empréstimos de obras do acervo da biblioteca, realiza debates com os alunos do Ensino Fundamental II do Sesc Ler Paulo Afonso, incentivando a leitura e a visão crítica dos participantes. Seu objetivo é contribuir para a ampliação do repertório e do senso crítico de todos os envolvidos, promover o hábito da leitura, bem como a inclusão e o crescimento humano e social tendo como base uma amostra do diversificado acervo da biblioteca.

A emoção era perceptível no olhar atento da plateia ao assistir a desenvoltura dos alunos ao apresentarem obras literárias lidas por eles. Com o intuito de provocar e instigar a leitura, os adolescentes falavam com entusiasmo sobre as histórias lidas, mas não revelam o fim, deixando todos curiosos sobre o desfecho das obras.

Após as apresentações os convidados fizeram suas considerações: a pedagoga e criadora do projeto Aventureiros da Leitura, Lúcia Nascimento, reforçou a importância da leitura e falou um pouco sobre suas vivências com o projeto. A também pedagoga e poetisa, Patrícia Santos, muito contente com o que acabara de assistir, relatou um pouco sobre a emoção de estar presente naquele evento. Outro convidado que aparentou muito contentamento com o evento foi Sebastião Leandro de Moraes, proprietário do Supermercado Suprave, que finalizou agradecendo a organização pelo convite.

Aquele que consome boa literatura e o faz com frequência, está apto a se tornar um homem culto e, com os conhecimentos adquiridos, pode impactar positivamente na sociedade.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts