Paulo Afonso, 5 de maio de 2024

Gente Que Faz

Rogério Xavier: incentivando e propagando a cultura pauloafonsina

Por: michel

Por: Patricia Santos – Publicado em 22/01/2020 às 21:20

Cultura, assim como educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico e possibilitar reflexões.

Hoje, inaugurando a série Gente que faz, a coluna Versos e Cultura tem o imenso prazer de falar sobre o cara que está à frente dos mais importantes projetos culturais de Paulo Afonso, Rogério Xavier.

Ele é poeta, escritor, apresentador do Chá de Poesia e coordenador do projeto Cultura em Movimento que já está na 7° edição.

Ciente de que as atividades culturais não são somente uma forma de lazer para o cidadão, mas que também servem para o crescimento pessoal e conhecimento da diversidade cultural, Rogério, com o apoio da prefeitura, criou o Chá de poesia.

 “O chá de poesia surgiu da ideia de ter um horário e espaço para ler, não só poesia, mas dedicar uma vez por semana à leitura”, diz o apresentador.

Inicialmente os encontros aconteciam no Raso da Catarina, com a presença de leitores apaixonados, alunos, professores e artistas dajustificado terra.

O projeto cresceu e virou programa de rádio que despontou como um marco cultural inesgotável de descobertas e realizações da nossa cultura, nas suas mais diversas expressões.

Diante do crescimento do Chá de poesia, Rogério resolveu ampliar e levar toda essa gama cultural diretamente ao público, surgindo aí o Cultura em movimento.

 “Ele veio como como consequência e da necessidade de ir onde o público está’’, afirmou Rogério Xavier

O Cultura em Movimento vem se concretizando num plural de eventos que engradecem o olhar e o caminho literário, histórico e cultural de nossa cidade. A aceitação do projeto é muito boa.

“O objetivo é descobrir talentos de cada comunidade, mas também permitir que esses talentos sejam vistos. Paulo Afonso possui um celeiro artístico riquíssimo e é necessário que a comunidade conheça essa riqueza. Qualquer pessoa que exerça algum tipo de atividade cultural pode participar. Basta nos procurar na Secretaria de Cultura e Esporte e se inscrever. Com a divulgação do projeto, nós esperamos colher resultados positivos, tornando nossos artistas conhecidos nacionalmente”, diz Rogério Xavier.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts