Paulo Afonso, 30 de novembro de 2021

Cultura

O simples supera o sofisticado: Imortal da ALPA faz palestra para alunos da Oficina Manhã Literária

Por Marcos Antônio Lima

Foi assim que o Imortal da Academia de Letra de Paulo Afonso, Isac de Oliveira conduziu, de forma simples, porém brilhante, a sua Palestra sobre técnicas literárias, durante a Oficina Manhã Literária deste domingo, 14/11/2021, no Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, no Povoado Colônia. A oficina é coordenada pelo também escritor, poeta e Imortal da ALPA e Presidente da ASLA (Academia Santabrigidense de Letras e Artes):Marcos Antônio Lima.

Isac veraneou suavemente pelos mais variados estilos literários, desde o parnasianismo de Olavo Bilac, ao romantismo de Álvares de Azevedo, passeando feito brisa na poesia de Castro Alves. Foi desde o Brasil Colônia de Gregório de Matos, o Boca do Inferno, ao modernismo de Vinicius de Moraes, dentre outros. Fernando Pessoa, o poeta do modernismo português e referência mundial, quando se trata de poesia e literatura, também foi tema dessa magnífica palestra.

Em tempos de pandemia, de aulas remotas, onde tudo é através da internet, sem o calor humano das salas de aula, é importante para os nossos alunos da Oficina Manhã Literária, que também são alunos da Rede Pública de Ensino, terem referencias, em especial quando essas referência veem de um acadêmico e mestre na arte literária, como o é o nosso querido confrade Isac de Oliveira. É importante salientar que O Escritor Vai à Escola é um Projeto da Academia de Letras de Paulo Afonso, inspirado na ideia da poetisa, professora e Imortal; Jovelina Ramalho.

É bem verdade de que em pleno domingo deveríamos estar descansando, ou numa praia, degustando de um bom aperitivo, mas, não, estamos em sala de aula, contribuindo para o crescimento desses jovens talentos. Sabe por que? Porque amamos sermos imortais.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Como você avalia a postura do Presidente Bolsonaro na Semana da Pátria

  • É fraco e só tem coragem da boca pra fora (52%, 23 Votos)
  • Tem vocação para Ditador mas não teve força para dar o golpe (25%, 11 Votos)
  • Se acovardou e abandonou seus seguidores (11%, 5 Votos)
  • Agiu certo ao recuar das ameaças ao STF (5%, 2 Votos)
  • Mostrou que é Patriota e Democrata ao não fechar o STF (5%, 2 Votos)
  • Deveria ter cumprido as ameaças e fechado o STF (2%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 37

Carregando ... Carregando ...