Paulo Afonso, 22 de julho de 2024

Artigos

INTENSAS RELAÇÕES !!

As relações humanas em qualquer nível e em um dado instante nos parece fácil, no entanto, possuidora de uma complexidade sem tamanho, que exige-nos constantemente um aprimoramento e uma atitude de vigilância comportamental, o que poderá amenizar os conflitos que se estabelecem ou decorrem.

Não devemos esquecer que dentre tantas atribuições, a liberdade, a responsabilidade e as tendências naturais, fruto das necessidades humanas de realização, também decorrem das interações diversas.

Facilmente constatamos que o nosso desenvolvimento está atrelado a vida social, desde a vida intra-uterina, e em poucos dias o balbuciar e o emitir sons, é na verdade uma representação das emoções e das futuras palavras que darão corpo a uma linguagem, portanto, a comunicação decorre do pensamento como forma de expressão primeira e fundamental na caracterização do que é ser humano, ou seja, Homo sapiens.

O isolamento social é um indicador que algo não vai bem, as ansiedades, estresses e depressões contribuem com as situações de alienação, desenvolvendo comportamentos de extrema agressão e auto destruição.

As relações podem e devem desenvolver atitudes de valorização e positividade, assim sendo, cresce as possibilidades de efetivo convívio, capacitando-nos cada vez mais para uma vida objetiva, de realização pessoal e social.

Não devemos nos iludir achando que as relações são isentas de pontos de vista contrários,brigas e conflitos, há quem os tenha e os defenda até porque acreditam que alimentam as relações, desde que acompanhadas da devida superação, para tal deve está assegurado o direito do contraditório.

A vida em sociedade não se resume em um mundo que você acredita ser só seu, nela exige-se a existência do nós, busque conviver e valorizar as relações, apareçam, tornem-se conhecidos, mostrem-se, isto é um se construir na vida, tornando-se intensos.

As nossas ausências são de fato uma omissão, talvez o maior pecado social que se tem conhecimento, o mundo tem se tornado cada vez mais individualizado, assim sendo, as ações egoístas têm se multiplicado, nos incapacitando a viver o sonho de amar e ser feliz, há um distanciamento das coisas de Deus para viver os prazeres da terra, o que é profano tem alcançado em determinados momentos uma posição de primazia, o que é bastante preocupante.

As pessoas querem ser notadas, valorizadas e embaladas nas suas vaidades como se isto fosse uma receita para o gozo da felicidade, mais logo descobrem o quanto são efêmeros estes sentimentos e sensações, logo cede lugar a um grande vazio interior.

Descobrir-se como aquele que ama em exercitar a caridade. é uma arma poderosa contra as atitudes anti cristãs, percamos o medo de dizer o quanto o outro é importante na sua vida, portanto, o perdão é o maior exemplo para a salvação.

Prof. Jose Maria de Souza , Escritor Esp.em História do Nordeste e Dirigente Escolar

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts