Paulo Afonso, 29 de fevereiro de 2024

Artigos

Eu Sou Communicare

Por José Maria, Colunista Tribuna Mulungu, 13/06/2019 ás 10:14

A língua é de fato um órgão muscular contido na boca, responsável pela degustação e o paladar, ao mesmo tempo em que emite humanamente sons e fonemas que formam as palavras

Ela na verdade é formada por uma quantidade de elementos, sons e gestos não sendo a única forma de expressão, mais sem dúvida é a mais importante da comunicação.

Já a linguagem corresponde a tudo que o ser humano produz, desenvolve e compreende da língua e outras formas de expressão a exemplo da dança, música, pintura e o teatro. A linguagem acontece num dado contexto histórico e as palavras em si são possuidoras de forte conteúdo sociológico, revelando-nos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e religiosos.

A língua e a linguagem eclodiram de uma vida social intensa de revelação e expressão humana, em que quanto mais complexa a vida em sociedade proporcionalmente cresceram as exigências da comunicação em diversos níveis.

O estudo da língua nos ajuda a identificar, compreender e mesmo caracterizar o que somos, nos faz vê a complexidade das estruturas sociais e sua organização.
De uma vida nas cavernas,de sons emitidos, pinturas rupestres, do advento do papiro, da escrita cuneiforme e hieroglífica; dos impressos para uma comunicação visual, a distância de radiodifusão, televisiva sideral e cibernética aos atuais emoticons.

Quanta diversidade no aprimoramento do uso da língua, da linguagem,da comunicação pessoal, interpessoal, intergrupal, nacional e transnacional. No exercício do poder da palavra, devemos estar atentos a intencionalidade, adotar uma atitude crítica, de análise do que nos é dito, pois o uso da retórica facilmente nos engana.


A língua funciona como elemento de integração e unidade de uma nação, no entanto, não devemos esquecer que neste conjunto, existem idiomas, dialetos e características regionais que tipificam uma dada cultura, diversa, porém, representa o que existe de mais vigoroso sendo esta convivência múltipla, plural e valorosa.

O conhecimento da língua recai na linguística, tendo ela um caráter científico de estudo das características da linguagem humana.

Prof.Jose Maria de Souza , Escritor Esp.em História do Nordeste e Dirigente Escolar

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts