Paulo Afonso, 7 de maio de 2024

Opinião

Abrir academias só vai fortalecer a musculatura do vírus

Por José Ivandro*

A maioria dos vereadores de Paulo Afonso votou pela aprovação do projeto de lei do vereador Marconi Daniel que torna as academias de ginástica da cidade serviço essencial a população.
O objetivo é evitar a suspensão das atividades desses negócios durante a vigência de medidas restritivas que venham a ser adotadas pelo governo do estado e prefeitura em razão da pandemia do coronavírus, como ocorre agora, quando somente serviços essenciais são autorizados a funcionar.

A justificativa do vereador Marcondes Daniel é como ele próprio diz um clichê, “a atividade física é de suma importância e relevância para a manutenção da saúde”. Ele encontra justificativa para a prática esportiva, mas não justifica a importância do negócio academia para a sua realização.

Poxa! o vereador acabou de descobrir a roda. Ele não mentiu, as atividades físicas são muito importantes e devem ser estimuladas pelo município, aliás, coisa que o prefeito fez e foi duramente criticado por isso, inclusive pelo ilustre vereador.
Luiz de Deus virou saco de pancada justamente por construir ou reformar praças, e, apesar de as ter equipado com aparelhos para ginástica, pista para caminhada e até ciclismo, não o perdoaram.

Nesse momento, em que a pandemia acelera e o sistema de saúde está prestes a colapsar, insistir na prática esportiva em ambiente fechado é uma estupidez sem limites e mostra que de fato não há preocupação verdadeira com a vida e com a saúde da população de Paulo Afonso. O que é essencial de verdade para a população é o direito de fazer atividades físicas, mas para fazer atividade física as academias de ginástica NÂO SÂO ESSENCIAIS.
Esse jogo político agrada a uma parte da população, e com isso os vereadores que optam sempre pela via mais fácil, fogem das suas responsabilidades e largam o pepino na mão do prefeito e do governador.

Eu acho que todo mundo tem que trabalhar, e acho que nenhum prefeito ou governador deste país, esteja satisfeito em manter parte das atividades econômicas de suas cidades e estados parados, empresas que geram emprego e renda e que movem a economia do país. Ninguém tá feliz com isso, é uma necessidade, sem isso estaremos contribuindo com o fortalecimento da musculatura do vírus que aproveita as falhas, infecta mais e cria novas cepas, cada vez mais perigosas.

Só para lembrar aos desavisados, o país tá chegando a 3000 mortes por dia. Se não pararmos o vírus, alguns de nós poderá constar das próximas estatísticas.

*José Ivandro é aprendiz de jornalista e colaborador do Portal Tribuna Mulungu





Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts