Paulo Afonso, 3 de julho de 2022

Geral

Um novo olhar para a vida da pessoa com Deficiência.

Participando da XVII REATECH Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação Acessibilidade e Inclusão, que ocorreu na cidade de São Paulo, dos dias 13 a 16/06, descobre-se o quanto há pessoas e negócios preocupados em proporcionar acessibilidade e inclusão a esse grupo social. Nessa edição da REATECH 2019 foram dezenas de expositores, da indústria inclusiva à instituições públicas e privadas de apoio a pessoa com deficiência.

O ponto mais importante de um evento desta magnitude são as pessoas. Uma grande multidão de pessoas com as mais diversas deficiências, juntamente com familiares ou sozinhas com seus pares, exercendo sua cidadania, num espaço totalmente elaborado para elas. Os diálogos são sem dúvidas a melhor parte, advinda da troca de experiências e aprendendo novos meios de aplicação dessa política pública, que esperamos, em breve, implementar algumas delas em nosso município.

Outro ponto importante foi conhecer o Centro Paraolímpico Brasileiro, que funciona junto a Expo São Paulo. Uma mega estrutura de esportes adaptados e paraolímpicos que prepara grandes atletas, mas, sobretudo, faz inclusão e qualidade de vida.

Cerca de 10 mil pauloafonsinos, segundo o IBGE 2010, se declararam com algum tipo de deficiência em grau que consideramos pessoa com deficiência. Isso indica o quanto precisamos evoluir na inclusão e integração dessas pessoas na vida da cidade, em todos os aspectos da cidadania. Enquanto, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso, temos levado propostas ao Executivo Municipal que já trouxe grande acréscimo na qualidade de vida dessas pessoas, como ônibus acessível, rampas na calçadas, escolas e prédios públicos adaptados, serviços de saúde e educação inclusiva.

Há um longo caminho a percorrer, mas certamente, alcançaremos mais dignidade para todos os cidadãos.

Lúcio Flávio Teixeira é Bacharel em Direito, Advogado, especialista em Gestão Pública. Militante na defesa de direitos humanos, direitos da pessoa com deficiência e pela modernização da Educação Pública.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts