Paulo Afonso, 26 de abril de 2024

COMBATE AO CORONA VÍRUS

Surgimento da ômicron pode ter ligação com tratamento ruim de HIV

Um grupo de cientistas sul-africanos, que foi responsável pelo sequenciamento da variante ômicron do vírus da Covid-19, está trabalhando na investigação de uma hipótese sobre o surgimento da nova cepa. Segundo os pesquisadores, a variante pode ter ligação com casos mal tratados de outras infecções, como pelo vírus HIV.

De acordo com os cientistas, o sistema imunológico já enfraquecido de pessoas infectadas com outros vírus, como o HIV não tratado adequadamente, somado com o baixo índice de vacinação na região, pode ter facilitado a ocorrência de mutações do vírus da Covid-19, o que pode ter levado à ômicron.

Imunossuprimidos tendem a ter Covid longa
Pesquisas já apontaram que pacientes imunossuprimidos podem ter casos mais longos de Covid-19, principalmente quando eles não tomam os medicamentos antirretrovirais de maneira adequada. Caso a medicação fosse tomada de maneira adequada, a tendência seria de que os casos durassem menos tempo.

“Em alguém com a imunidade suprimida, vemos o vírus persistindo. E ele não fica parado, ele se replica. E conforme se replica, sofre mutações em potencial”, declarou a professora Linda-Gayle Bekker, diretora da Fundação Desmond Tutu, que cuida de pessoas com HIV na África do Sul.

Segundo Bekker, durante todo o tempo que o vírus permanece no corpo de uma pessoa, ele passa por mutações, quanto mais tempo durar a infecção pela Covid-19, mais mutações do vírus surgirão.”Normalmente, o seu sistema imunológico expulsaria um vírus rapidamente, sendo totalmente funcional”, disse ela.

Em um caso específico, uma mulher, que é HIV positivo, recebeu diagnósticos de Covid-19 por quase oito meses. Ela foi acompanhada por pesquisadores para avaliação do comportamento do vírus. Durante este tempo, o vírus passou por mais de 30 alterações genéticas.

Fonte: olhardigital.com.br

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts