Paulo Afonso, 22 de julho de 2024

Educação

Seduc promove encontro de Formação Continuada para profissionais da educação infantil

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 25/10/19 – ás 15:00

Nesta sexta-feira (25), profissionais da educação participaram da primeira parte do encontro de Formação Continuada. Gestores, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil da rede municipal de ensino estiveram no auditório da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro.

Na abertura, a secretária de Educação, Elza Brito descreveu a atividade, realizada em parceria com a Uneb, como um instrumento de conscientização sobre a importância de inserir as brincadeiras e a ludicidade na educação infantil.

“É um trabalho que tem uma importância fundamental para desmistificar a ideia de que a criança vai a escola ou à creche apenas para brincar, aprender noções de higiene e alimentação. É necessário contemplar a formação integral da criança em todos os aspectos, e o brincar, desde que seja conduzido dentro dos seus eixos estruturantes, é um ponto favorável na aprendizagem”, observa Elza.

Em sua palestra, a professora Joelma Bispo enfatizou as brincadeiras e interações na sala de aula como bases da educação infantil. A palestrante ressaltou que a infância deve ser vista como uma fase em que a pessoa necessita de interações e brincadeiras para se sentir respeitada.

“Esta é uma iniciativa positiva, considerando que a profissão de educador é um processo contínuo de formação. Baseado na Lei de Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, de 2009, e em vários estudos que diferem a infância das outras etapas da vida, é a partir de interações e brincadeiras que a criança se sente respeitada”, concluiu.

Além de Elza e da professora Joelma, representando a Uneb, participaram do evento a supervisora da educação infantil, Patrícia Pionório, profissionais das unidades de ensino municiais que trabalham com educação infantil e a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

As atividades da Formação Continuada continuam no dia 4 de novembro, quando o professor Marcos Brito fará a parte prática, mostrando a importância da ludicidade e das brincadeiras no universo infantil.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts