Paulo Afonso, 3 de julho de 2022

São João 2022

São João de Paulo Afonso valoriza bandas e cantores do município e faz um tributo a Enoch do Acordeon

A Casa da Cultura recebeu os convidados da Prefeitura para o lançamento do São João 2022  (Foto: Antônio Galdino – vídeo na matéria por Nilton Alcântara – www.seliganamusica)

Representantes de vários segmentos do município de Paulo Afonso atenderam ao convite do Secretário de Cultura e Esportes, Val Oliveira e participaram da abertura do São João de Paulo Afonso, um evento considerado inédito na cidade, segundo vários oradores.

Ali estiveram os representantes das força de segurança representadas pelo 15º Grupamento de  Bombeiros Militares, Capitã Luana e …, o 20º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Estevam, Polícia Civil, Dra, Juliana e Comsetran que reúne todos os segmentos de segurança e trânsito da Prefeitura de Paulo Afonso.

Ao evento, realizado na Casa da Cultura de Paulo Afonso, compareceram, além do vice-prefeito de Marcondes Francisco e o secretário de Cultura Dernival Oliveira, Nino Rangel, Kleiton Siqueira, Francisco Araújo e a Chefe de Gabinete do Prefeito, Maria da Saúde, o Ouvidor Geral, Petrônio Nogueira e a Assessora de Comunicação, jornalista Veruska Alcântara.

Da Câmara Municipal, além do seu presidente, vereador Pedro Macário, também compareceram os vereadores Leco, Zezinho, Valmir, Jailson.

O comércio, grande interessado nos festejos juninos, esteve representado pela presidente da ASCOPA, Gorette Moreira e pelo presidente da CDL, Pelé.

Presença marcante de músicos e cantores como Arthur Ezzer, Duda Mendonça, Raffael di Oliveira, dentre outros e Fredson, que presenteou algumas pessoas, e o jornal Folha Sertaneja com seu CD FORRÓ DO FREDson, que inclui o grande sucesso da Banda Zuê – Diga que Valeu –,  Banda lembrada com emoção pelo presidente da Câmara Pedro Macário que também foi muito feliz ao lembrar da trajetória e da qualidade profissional do saudoso Enoch do Acordeon que participou de eventos memoráveis na Chapada do Araripe como os 100 anos de Luiz Gonzaga, destacando-se entre outros mais de cem sanfoneiros presentes naquele evento.

Na abertura do evento, Val Oliveira falou da alegria em promover este primeiro São João pós-pandemia e promover a oportunidade de reencontro das pessoas, de novos abraços e justificou que exatamente pelo fato do município estar começando a sair de uma situação de extremo desgaste também financeiro por conta desses mais de dois anos de pandemia, a Prefeitura está fazendo o melhor que pode nesse momento e decidiu investir nos valores da terra, nos músicos e bandas do município que muito sofreram com a falta de condições de se apresentarem durante todo esse tempo.

Lembrou Val Oliveira, da “grande importância desse investimento da Prefeitura mais focado nas bandas de Paulo Afonso porque significa que esse dinheiro vai continuar circulando no município”, destaque também feito pelo vice-prefeito Marcondes Francisco em sua fala.

Val Oliveira também justificou o fato de duas grandes atrações nacionais contratadas para esse São Pedro do Bairro BTN – Calcinha Preta e Dorgival Dantas – pelo fato de, todos os anos a Ilha de Paulo Afonso ter em seu calendário vários grandes eventos como o Moto Paulo Afonso, a Copa Velas, O Natal e o próprio São João em outros momentos com grandes atrações nacionais apenas no centro da cidade, na Ilha.

Val Oliveira reforçou a necessidade de todo o comércio de Paulo Afonso também se envolver de forma criativa, como já têm feito, na decoração de suas lojas e empresas com motivos juninos e assegurou que “na próxima semana a cidade de Paulo Afonso, inclusive a entrada do BTN, nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal estarão decoradas com motivos juninos para que todos que cheguem à nossa cidade sintam, já na entrada, o clima junino.”

O evento teve momentos especiais e alguns bem emotivos. Um deles, foi quando Val Oliveira anunciou uma novidade nos festejos juninos de Paulo Afonso este ano: o Forrozin da Garotada e apresentou o cantor especial, cadeirante Bernardo Santana que animará uma matinê destinado às crianças, no dia 25 de junho no Coreto. O Forrozin da Garotada também acontece no BTN, no dia 3 de julho, animado por Juquinha do Forró. Nas duas programações para as crianças também haverá apresentações de quadrilhas, da Roda da Baraúna, o Palhaço Palito, além de forró pé-de-serra.

A emoção ficou por conta da homenagem prestada ao Sanfoneiro Enoch do Acordeon que dá nome ao festejo deste ano – Tributo a Enoch do Acordeon. Ali estava presente a irmã do saudoso artista, Sra. Dalila que agradeceu muito emocionada essa homenagem ao seu irmão. “Eu me orgulho do meu irmão e agradeço a todos pela homenagem. Ele merecia”, disse Dalila, muito emocionada.

Em outro momento bem especial, o comandante do Comsetran, Jotalunas Rodrigues que é também poeta e membro da Academia de Letras de Paulo Afonso deixou falar o seu coração de poeta e declamou um soneto de sua autoria ainda feito no clamor da terrível pandemia, chamado Caixa Preta da Alma que diz:

Caixa Preta da Alma

Autor: Jotalunas

Passada esta agonia

E tudo ter chegado ao fim,

Vou juntar os pedaços de mim

Que sobrar no belo dia!

 

E nessa reconstrução

Daquilo que foi juntado,

Espero que tenha sobrado

Principalmente o coração!

 

Caixa preta da alma

Que se agita e se acalma

Na alegria e na dor,

 

Que fique fora a maldade

Venha sobrando a bondade

E o peito transbordando de amor!

Paulo Afonso, 08 de Maio de 2020.

Foi também a oportunidade da Secretaria de Cultura apresentar o tema do São João 2022 criados por dois artistas que atuam nesta secretaria, o músico Raffael di Oliveira e o cantor Duda Rodrigues. (VEJAM o vídeo com a música e programação no final da matéria)

Eles compuseram uma marcha junina inspirada nas músicas de Luiz Gonzaga. A música, escolhida para ser o tema do São João foi apresentado em gravação de estúdio do qual participaram outros músicos de Paulo Afonso

Chamada de A força do Sertão, a letra fala da energia, da cachoeira e da garra, da luta, da força do povo sertanejo que se entrega feliz nas festas de São João.

A força do sertão

(Duda Rodrigues e Raffael di Oliveira)

Quero acender a fogueira

Quero soltar meu balão

Hoje a noite é tão bela

É dia de São João

 

Vejo quadrilhas dançando

Mostrando a nossa cultura

Ouço o povo cantando

Impondo a sua bravura

 

Uma cidade que emana

Da cachoeira sua força

A energia que brota

O sorriso de uma moça

 

Eita São João arretado

E tá danado de bom

Meu Paulo Afonso crescendo

E impulsionando o sertão

Foram vários os oradores que quase se repetiam no entusiasmo, na empolgação, na alegria de ver renascer o São João e sua essência como festa nordestina, o que não acontecia há dois anos.

O presidente da CDL, Pelé disse que estará levando a cada associado dessa instituição de lojistas a necessidade de estarem juntos, parceiros desse momento especial para todos.

O presidente Pedro Macário, não só exaltou as grandes qualidades do homenageado Enoch do Acordeon com falou da sua disposição de “continuar apoiando projetos desse porte, das secretarias do município porque a nossa maior alegria é ver o nosso povo feliz.”

O Coronel Clodoaldo, comandante da 1ª Cia. de Infantaria, representante do Exército Brasileiro instalada em Paulo Afonso desde 1954, antes da emancipação do município falou que “os comandantes militares do Exército ficam apenas dois anos em cada lugar e que no final deste ano já estarei passando o comando da 1ª CI para outro comandante mas, nesse ano e meio aprendi a amar esta cidade e seus moradores e que Paulo Afonso é mesmo uma linda cidade”. Disse ainda o comandante da 1ª CI que “já estava entristecido em ter que deixar Paulo Afonso sem conhecer esse lado festivo do seu povo mas fiquei feliz ao ouvir nesta noite que além dos festejos juninos já se sinaliza para a realização de outros grandes eventos na cidade.”

Também o representante do 20º BPM Capitão Estevam falou dessa união de todos em benefício de uma grande festa, sadia, “embora todos reconheçamos que, pelo fato desse tempo todo sem aglomeração, sem um grande público nas ruas, esse retorno de pessoas às ruas será grande mas estamos preparados e quase todo o nosso contingente, junto com os bombeiros, os órgãos de segurança e trânsito da prefeitura estaremos a postos para que todos que participarem dessas festas tenham total segurança.

“Esse o compromisso e a responsabilidade dos guardas municipais, agentes de trânsito, todos os profissionais da área de segurança da prefeitura. Continuaremos sendo grandes apoiadores dos eventos da Prefeitura”, assegurou Jotalunas Rodrigues, comandante do Comsetran.

A representante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, a Capitã, Luana, também assegurou o comprometimento do 15º GBM nesses eventos e que o projeto prévio já foi apresentado ao 15º GBM e já foi aprovado e que esse grupamento estará inteiramente pronto para mais essa missão.

Coube ao vice-prefeito Marcondes Francisco dizer do esforço da Prefeitura em fazer esse evento “porque talvez muitos não saibam ao certo o que é para a prefeitura manter 2 hospitais funcionando 24 horas todos os dias e atendendo a pacientes de dezenas de municípios de quatro estados nordestinos. O nosso esforço não tem sido pequeno mas, a conta está chegando… Mas, a prefeitura precisa se fazer presente também nessa hora de proporcionar um pouco de alegria para os moradores deste município e o São João é mesmo a festa marcante do sertão. A nossa expectativa é que dias melhores virão”.

O grande humorista e comunicador João Bosco, foi notável na condução do evento que teve a participação musical de Luandson e sua banda que está correndo o sério risco de perder o seu zabumbeiro porque Val Oliveira tomou conta do instrumento nos momentos finais do evento e foi muito aplaudido… 

Matéria extraída do site Folha Sertaneja 

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

Nenhum conteúdo disponível