Paulo Afonso, 29 de março de 2024

Colunas

Patrícia Santos

Ruivo é aprovado por cotas raciais para cursar medicina na Bahia

Da Redação Patricia Santos- em 07/02/2020 às 13:10

O estudante Michelson Mendonça da Silva, 38, está cursando o primeiro semestre de medicina na Uesb (Universidade Estadual do Sudeste da Bahia). Ele ingressou na universidade após fazer o vestibular em 2019 e concorrer a uma vaga pelas cotas raciais, destinadas a negros e pardos, mesmo sendo ruivo e possuindo pele clara.

O edital do vestibular da Uesb exige que, no momento da matrícula, o candidato que concorre às cotas raciais preencha um formulário no qual se autodeclara negro ou pardo. O caso dele está sendo investigado pela universidade, no campus de Vitória da Conquista, por meio de um processo administrativo.

Quem descobriu o ocorrido foi um outro concorrente, que ficou em sexto lugar, das cinco vagas, e esteve na instituição para verificar se haveria alguma desistência. Chegando ao local, ele se deparou com o ruivo que ocupara a vaga.

Silva afirmou que, antes de se matricular, ligou para a Uesb para perguntar se teria alguma averiguação sobre a autodeclaração. “Disseram que é questão de etnia, e que ninguém vai apurar questão fenotípica nenhuma”, disse o ruivo em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Mesmo dizendo ser ruivo, ele se considera pardo porque tem uma avó negra.

Fonte: varelanoticias.com.br

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts