Paulo Afonso, 29 de fevereiro de 2024

Geral

Rui Costa Entrega a Policlínica e já Marca a Data Para Inaugurar UTI

Com atraso por conta da chuva que impediu por algumas horas a decolagem em salvador, o governador Rui Costa veio a Paulo Afonso inaugurar a Policlínica Regional.
Autoridades, populares e jornalistas aguardavam a chegada do governador desde as 09:30 da manhã, mas Rui Costa só conseguiu chegar a cidade por volta das 14 horas.

Em seu discurso Rui lamentou o rompimento da barragem em Pedro Alexandre e informou que tomou todas as providências necessárias para ajudar a população de Coronel João Sá, cidade que foi inundada pelas águas da barragem do Quati.

O Governador disse também que pretende voltar a Paulo Afonso em novembro para inaugurar a UTI do HMPA (Hospital Municipal de Paulo Afonso) e o Centro de Diagnóstico por Imagem daquela unidade hospitalar.

Rui lamentou não poder visitar o colégio Quitéria Maria de Jesus como estava combinado em razão da sua visita aos municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá.
“Peço desculpas aos alunos e professores dos Colégios Quitéria Maria de Jesus e do CETEPI que eu fiquei de visitar essas escolas, mas nós temos uma emergência que precisa da visita do governador, que é dar apoio a população de Coronel João Sá e Pedro Alexandre onde uma barragem se rompeu.”

Rui também falou sobre a UTI do HNAS que ainda não saiu do papel e relatou que apesar do governo do estado ter gasto 01 milhão de reais com o projeto para reforma do hospital, e quando faltava apenas a CHESF repassar os recursos para as obras, o MPF depois de reunir os entes envolvidos, Governo da Bahia, Prefeitura de Paulo Afonso, CHESF e UNIVASF, determinou que a CHESF depositasse 45 milhões de Reais, valor destinado para a reforma do Nair Alves de Souza em conta da UNIVASF, para que a universidade pudesse enfim realizar a licitação e iniciar as obras. A CHESF efetuou o deposito, no entanto para surpresa geral o Ministro da Educação determinou a UNIVASF que não realizasse a licitação e por isso neste momento está tudo parado.

Rui pediu ainda a população que volte a frequentar os postos de saúde dos municípios, pois será por meio destes postos que as pessoas terão acesso aos serviços das policlínicas espalhadas pela Bahia.

A próxima a ser inaugurada será a Policlínica de Juazeiro no dia 30 deste mês. O Governador disse que pretende implantar 19 unidades desse tipo no estado e que isso tornará a Bahia o estado com a maior cobertura de diagnósticos por imagem.

A Policlínica Regional de Paulo Afonso é a 9ª unidade inaugurada na Bahia e segue o modelo das policlínicas cearenses, mas com um ganho de qualidade grande em relação a elas.

A Policlínica Regional é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, com serviços de consultas clinicas especializadas em exames gráficos de imagem, que potencializa o cuidado e a atenção a saúde da população de forma humanizada.

Foto Ceci Brito

Elas oferecem um maior bem estar aos pacientes, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região.
A Policlínica possui 2848,32 metros quadrados de área construída, com 16 consultórios.

As Policlínicas não possuem portas abertas, ou seja o atendimento será feito através de um agendamento prévio que deve ser feito pelas secretarias de saúde de cada município membro do consórcio regional.

Em outras palavras o paciente vai ao posto médico (PSF) e o seu médico, a depender da necessidade de cada paciente, solicita a consulta, o exame ou procedimento necessário a Secretaria de Saúde, que por sua vez agenda este atendimento junto a Policlínica.

As urgências e emergências continuarão sendo atendidas nos hospitais.
A Policlínica não tem pronto socorro e o horário de funcionamento será de segunda a Sexta das 07 às 18 horas.

Da Redação com informações da SECOM BAHIA
Fotos: Ceci Brito

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts