Paulo Afonso, 18 de maio de 2024

Geral

Reurbanização do Lago do Capuxu é iniciada e local será transformado em moderna orla fluvial

Além da reurbanização, o projeto prevê o replantio de árvores e o plantio de novas mudas regionais ou já existentes, como caraibeira, castanheira e ixória

O Lago do Capuxu, situado nas proximidades do complexo hidrelétrico da Chesf, integra o conjunto de pontos turísticos que fazem parte da história de Paulo Afonso e estão sendo revitalizados pela Prefeitura, dentro do projeto Quinta dos Lagos.

A orla construída no início das obras das usinas PA I, II e III, é privilegiada com um lago transparente de beleza única, árvores nativas que proporcionam clima agradável e oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar um por do sol fascinante.

Essa magnífica área de lazer que há cinco décadas encanta pauloafonsinos e turistas de todo o Brasil, está prestes a se transformar em uma das mais modernas orlas fluviais do país.

A obra de requalificação inclui a construção de uma praça de contemplação do lago, com pergolado em madeira, estacionamento, área para crianças, caminho sinuoso em deck de madeira, mirante com área para descanso e cobertura vegetal, posteamento de pedestre antipoluição, recuperação e replantio de vegetação local.

Também será construído um passeio sinuoso em madeira e elevado do solo, unindo os decks. O projeto ainda prevê o replantio de árvores e o plantio de novas mudas regionais ou já existentes, como caraibeira, castanheira e ixórea.

Para o prefeito Luiz de Deus, mesmo com a pandemia, as obras de reurbanização da cidade prosseguem para que, no final, pauloafonsinos e visitantes voltem a apreciar as belezas naturais e artificiais que a cidade possui. “Nosso objetivo é resgatar a história de Paulo Afonso, modernizando os espaços e proporcionando mais oportunidade de lazer. Além disso, quando passar a pandemia, nossos visitantes também vão poder conhecer as belas paisagens que a nossa cidade oferece”, afirma.

A meta do projeto Quinta dos Lagos, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é proporcionar mais espaços de lazer e encontro familiar. Entre os cinco lagos que fazem parte do projeto, já foram revitalizados O Touro e a Sucuri e o Balneário Abelardo Wanderley. A Orla do Capuxu e o Parque Belvedere se somam à requalificação do Lago da Aurora, já está em fase de conclusão. O lago próximo ao Corpo de Bombeiros também será restaurado.

Ascom/PMPA

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts