Paulo Afonso, 14 de junho de 2021

Língua Afiada

Veja na coluna Língua Afiada: Retornos ou Rotatórias? Por que existem regras diferentes para as rotatórias em Paulo Afonso?

Outro dia questionei um amigo agente de trânsito da PMPA sobre porque temos regras diferentes quando se trata da rotatória interna que dá acesso à avenida Apolônio Sales e a avenida da Maçonaria, e a rotatória defronte ao CREIA na BA210. Na primeira, a Rotatória interna, o motorista que está dentro da rotatória tem a preferência. Na segunda, defronte ao CREIA a lógica se inverte e quem tem preferência é quem vem da direita

A resposta foi que no caso da rotatória do CREIA, esta seria um retorno e não uma rotatória, e a outra sim, é uma rotatória e por isso os critérios são diferentes.

Discordei na época e continuo discordando hoje. Para quem vem da ilha e atravessa a ponte, ou para quem sai do Jardim Bahia e que ir para o centro da cidade, o retorno é aquela perna curta que fica exatamente atrás do módulo policial, já para quem vai para o Jardim Bahia vindo de Glória, do BTN ou do bairro Prainha o retorno é na frente do módulo. Para quem vem do BTN e pretende continuar na BA210 sentido Aeroporto ou Glória-BA, não tem retorno, tem a rotatória.

A mesma rotatória que serve também para quem sai do centro da cidade ou do Jardim Bahia e vai pegar a BA210 sentido BTN. E é justamente neste ponto que temos problemas, pois para o motorista que pega a rotatória no sentido BTN, da forma que está hoje, fica obrigado a parar e dar passagem para quem vem da direita, dessa forma, esse motorista fica numa posição ruim, obrigado a olhar para trás, e se for a tarde piora pois fica contra o sol, e, portanto, com a visibilidade comprometida.
A mudança dessa regra, aplicada na rotatória da BA210 defronte ao Creia, permitirá que o motorista que estiver dentro da rotatória, tenha a preferência, diminuindo os riscos de colisão.

Essa mudança, no meu modo de ver, deve ser também aplicada na rotatória do CEASA, na entrada do BTN 2, pois ali também não é um retorno. O retorno é aquele que fica logo após a Policlínica, próximo a entrada do SESC/LER. E lá na Rotatória do CEASA, da forma que está hoje, os motoristas que estão dentro da rotatória, ficam em situação desconfortável para acessar o seu destino.

José Ivandro é aprendiz de jornalista e colunista de politica do Tribuna Mulungu

Este artigo, não representa necessariamente a opinião do Portal Tribuna Mulungu.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Na sua opinião quem é o melhor vereador do BTN?

RESULTADO PARCIAL

Carregando ... Carregando ...