Paulo Afonso, 22 de maio de 2024

Economia

Projeto socioambiental contempla famílias que sobrevivem da reciclagem

Por ASCOM/PMPA em 23/09/2019 às 19:37

Considerando a constante elevação dos índices de crescimento populacional, que inevitavelmente provoca impacto ao meio ambiente, a Prefeitura de Paulo Afonso realiza o Projeto Seu Resíduo vale um Sorriso. A ação, de caráter socioambiental, tem a proposta de elevar a qualidade de vida das comunidades através da geração de renda. A iniciativa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, prioriza parcelas em eventual situação de vulnerabilidade social.

O projeto, destinado às famílias que recolhem materiais recicláveis para vender, tem como foco promover a imagem desses catadores, no sentido de transformá-los em agentes de desenvolvimento socioambiental. O engenheiro Marcos Vinícius Moreira Gomes, especialista em gestão ambiental e qualidade de vida, enfatiza que a ideia central é inserir os recicladores em atividades sociais, conscientizar sobre a importância de frequentar a escola, além de orientá-los a vender os materiais por um preço justo, para que não sofram prejuízo financeiro.

“O objetivo do projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso, desenvolvido pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, é proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas que coletam e comercializam resíduos sólidos para a indústria da reciclagem. As linhas que pretendemos atingir são: econômica, social e educacional. Essas pessoas são orientadas a vender o material coletado pelo preço justo, são inseridas nas atividades sociais dos CRAS e também são conscientizadas sobre a necessidade de frequentar a escola”, diz o engenheiro.

Segundo os idealizadores, o projeto pretende desenvolver atividades de capacitação e geração de renda, voltadas ao mercado de resíduos recicláveis, disponibilizar uniformes e equipamentos de proteção individual, instalar pontos de coleta, incentivar a coleta seletiva através de triciclos e reboques denominados ciclolix.

Os eixos de atuação estão pautados em:

Articular com as secretarias e departamentos municipais, para potencializar a interação entre o desenvolvimento social, econômico, meio ambiente, saúde e educação;

Promover a imagem dos recicladores, no sentido de transformá-los em agentes de desenvolvimento socioambiental;

Desenvolver atividades de capacitação e geração de renda, voltadas ao mercado de recicláveis;

Perspectivas futuras:

Maior interação intersetorial;

Prioridade nos serviços de saúde, programada de vacinação das famílias inseridas, realização de exames periódicos;

Continuidade na estratégia de divulgação, visando atrair novos parceiros, postagens em redes sociais e meios de comunicação institucionais;

Criação de aplicativo para facilitar  a comunicação da população com os integrantes do projeto;

Mais reconhecimento pelos serviços de segurança, Guarda Municipal e Polícia Militar;

Criação de associação dos catadores de materiais recicláveis;

Atrair novos catadores interessados em integrar o projeto;

Apresentação do projeto na Feira do Empreendedor.

Mais informações sobre o projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Avenida André Falcão, 777 ou pelo telefone 3281 6151.

Ascom/PMPA

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts