Paulo Afonso, 27 de julho de 2024

Geral

Projeto ‘Quinta dos Lagos’ vai ter urbanização e infraestrutura moderna

Ao todo, cinco lagos recebem infraestrutura com projetos arquitetônicos, que vão abrigar lazer e encontro familiar

O projeto ‘Quinta dos Lagos’, idealizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, tem como objetivo proporcionar espaços de lazer e encontro familiar.  Ao todo, o entorno de cinco lagos serão contemplados com infraestrutura moderna e tecnologia de ponta.

As obras, que já foram realizadas no Monumento ‘O Touro e a Sucuri’ e estão em andamento no Balneário, seguem também para o Lago da Aurora, Capuxú e Parque Belvedere.

Para o prefeito Luiz de Deus, esse projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento em várias áreas. “Com essa ação, vamos proporcionar ao cidadão de Paulo Afonso mais oportunidade de lazer, fazendo com que ele explore ainda mais as belezas da sua terra. E, conseqüentemente, nossos visitantes também vão poder desfrutar de bons momentos, com belas paisagens, no período de estadia”, afirma.

O lago da Aurora vai ganhar espaço para crianças, com deck e ambientes onde as famílias possam ter momentos de lazer. Nesta região, vai ser instalado um posto policial, para garantir a segurança e integridade dos visitantes.

O lago do Capuxú vai ser composto por vários decks, transformando-o numa orla fluvial. A região também vai ser contemplada com uma praça, contendo um mirante, pérgula e espaço para crianças.

Outro local que faz parte do projeto ‘Quinta dos Lagos’ é o Parque Belvedere, que vai ser revitalizado em vários setores. Além disso, o estacionamento será redimensionado, contemplado, inclusive, vagas para cadeirantes. Na margem do lago, será erguida uma estrutura para os vendedores, trazendo maior conforto para todos.

Já em andamento, o Balneário está sendo transformado em um grande parque e a sua urbanização conta com pista para corrida e caminhada, uma ciclovia com 950 metros, que circulará todo o lago, ofertando uma vista privilegiada durante a prática de exercícios físicos. O local terá ainda uma academia para a terceira idade, área para pedalinho, bicicletário, palco multiuso e estacionamentos para 65 carros, 43 motos e três ônibus.

A área abrigará também um letreiro decorativo com o nome da cidade, que servirá como fundo para fotos, uma tendência em locais turísticos. Para a alimentação, serão destinadas ilhas para cafés e quiosques para lanches rápidos com estruturas que não interferem na paisagem. A passarela localizada no meio do lago, popularmente chamada de cachimbo, também será revitalizada, com iluminação especializada.


Pensando em ofertar um lugar mais seguro, a Prefeitura preparou o paisagismo com plantas de menos volume e mais gramado, permitindo a ampla visão do balneário em qualquer ponto em que se esteja. A iluminação também será reforçada, deixando o local com claridade necessária para ser utilizado também à noite.

Outro ponto importante é a acessibilidade para cadeirantes, com rampas e pisos adequados para a circulação. Todo o projeto arquitetônico foi pensado e idealizado pelo Setor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Orçamento e será executado pela Secretaria de Infraestrutura.

Na Praça do Monumento ‘O Touro e a Sucuri’, que foi entregue à comunidade em julho de 2018, atividades já estão sendo desenvolvidos, a exemplo do Luau, que contempla músicos da cidade, com shows aos sábados.

Ascom/PMPA

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts