Paulo Afonso, 8 de maio de 2024

social

Programa seu Resíduo Vale um Sorriso vai adquirir bicicletas adaptadas para triciclos

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 11/03/2020 às 17:30

Nesta primeira etapa serão beneficiados 40 cadastrados

A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está adquirindo bicicletas adaptadas para triciclo com reboque para serem utilizadas pelos catadores individuais de material reciclável do município. A ação faz parte do Programa seu Resíduo Vale um Sorriso e nesta primeira etapa beneficiará 40 cadastrados.

Há dois anos, o Projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso segue realizando atividades educativas e de caráter social para os recicladores cadastrados no projeto, que hoje somam 70 pessoas. De acordo com o coordenador, Marcos Vinícius, a Prefeitura tem promovido ações que valorizam os catadores e a aquisição desses veículos vai melhorar a logística no recolhimento desses resíduos.

“Temos obtido conquistas importantes para a classe, realizando reuniões periódicas no intuito de capacitá-los, contando com o incentivo das secretarias municipais. A nossa meta é tornar a cidade de Paulo Afonso referência em assistências a estes profissionais que, através de suas atividades, conseguem o sustento familiar, exercendo com muita dignidade essas tarefas”, destaca.

Ainda segundo informações do coordenador, os 40 veículos estão sendo confeccionados e, em breve, os profissionais estarão atuando pela cidade. O equipamento vem para substituir as conhecidas carroças de burro, que são comumente utilizadas para o transporte dos resíduos. 

O Projeto Seu Resíduo vale um Sorriso tem um caráter socioambiental com a proposta de elevar a qualidade de vida das comunidades através da geração de renda. A iniciativa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, prioriza parcelas em eventual situação de vulnerabilidade social.

A ação, destinada às famílias que recolhem materiais recicláveis para vender, tem como foco promover a imagem desses catadores, no sentido de transformá-los em agentes de desenvolvimento socioambiental, melhorando sua qualidade de vida. Eles são orientados a vender o material coletado pelo preço justo, são inseridos nas atividades sociais dos CRAS e também conscientizados sobre a necessidade de frequentar a escola. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida André Falcão, 777, ou pelo telefone (75) 3281 6151.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts