Paulo Afonso, 25 de fevereiro de 2024

Empreendedorismo

Programa do Sebrae orienta servidores municipais sobre processos licitatórios

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 23/10/19 – ás 14:50

Nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (Cempa), representantes de secretarias e departamentos da Prefeitura participaram de uma capacitação sobre editais de processos licitatórios, tomadas de preços, compras e contratação de serviços.

A palestra, ministrada pela consultora do Sebrae, Bianca Sperandio, faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. Segundo a consultora, o objetivo do programa é discutir soluções ideais para que os municípios aprimorem o ambiente de negócios, adquirindo produtos e serviços locais. E para que isso seja possível, é importante a comunicação entre todas as secretarias.

“O processo de compras públicas envolve todos os setores da Prefeitura, e quando esses setores se comunicam, os processos licitatórios melhoram. O objetivo do programa é tornar as compras mais eficazes, envolvendo os fornecedores locais para que os recursos circulem dentro do próprio município”, explica. Bianca complementa que, orientando os fornecedores locais a se capacitarem para participar dos processos licitatórios, a gestão pública diminui os prazos de entrega dos produtos licitados, beneficiando os envolvidos.

“Muitas vezes, empresas de outras cidades vencem os processos licitatórios por se prepararem para participar, provocando prejuízos para a Prefeitura e para os fornecedores locais . Os recursos saem da cidade, o processo de entrega dos produtos ou da prestação dos serviços se torna mais complexo. Por isso, comprar na cidade é melhor, tanto para o governo quanto para os fornecedores”, conclui.

Para tornar mais eficaz a divulgação dos editais de licitações e mostrar aos empresários pauloafonsinos o interesse do Governo Municipal em trabalhar com fornecedores do município ficou decidido que o setor de licitação e as secretarias trabalharão em conjunto. A partir de reuniões entre os setores, os editais de processos licitatórios serão melhor divulgados nas redes sociais e mídias locais contratadas pela Prefeitura. Além disso, o Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor, ministrará cursos para os representantes das secretarias e departamentos.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts