Paulo Afonso, 24 de junho de 2024

Paulo Afonso

Procissão Fluvial em comemoração a São Francisco, padroeiro de Paulo Afonso, acontece nesta sexta (4)

Por ASCOM/PMPA em 03/10/2019 às 17:45

Celebração marca o dia do santo que dedicou a vida para servir ao próximo  

Na manhã desta sexta-feira (4), as águas do Velho Chico vão receber, mais uma vez, fiéis de Paulo Afonso para acompanhar a tradicional procissão fluvial que marca o dia de São Francisco, padroeiro de Paulo Afonso. 

O evento tem início às 8h, com saída do cortejo do Bairro BNH, seguindo pelo canal da PA IV e finalizando no Balneário Prainha. O pároco da Igreja de São Francisco, Paulo Menezes, explica como vai ser a programação durante todo o dia. “Pela manhã, seguimos com a imagem do nosso padroeiro pelas águas do Velho Chico, agradecendo a Deus pelas conquistas. Na parte da tarde, a partir das 16h, temos a procissão pelas ruas e a celebração da missa de encerramento, presidida pelo Bispo Dom Guido Zendron”, afirma. 

Apoiando a tradição da cultura e representatividade da festa, a Prefeitura disponibilizou no último dia 29, o show da cantora católica Adriana Arydes, além da estrutura de palco para apresentação.

História de São Francisco 

São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir. 

Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele servir ao amor e a Deus, o que lhe concedeu uma vida reconhecida como santo da humildade, da alegria e da pobreza.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts