Paulo Afonso, 22 de fevereiro de 2024

Cidadania

Portaria do TRE determina que eleição do Conselho Tutelar será apenas no Centro da cidade

Por ASCOM / PMPA – em 16/09/19 – às 16:35

A presidente do CMDCA, Járlita Valéria, explica que a decisão ocorreu em virtude da mudança no processo de votação

Uma portaria expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nº 154/2019, refletiu em restringir o local de votação para Conselheiros Tutelares no Colégio Carlina Barbosa de Deus, localizado no Centro de Paulo Afonso. A eleição ocorre no dia 6 de outubro.

De acordo com o texto do edital, considerando a Portaria TRE nº 154/2019, artigo 7º, inciso II, o agrupamento de leitores por urna se dará apenas por ordem alfabética. Por isso, a Comissão Especial, através do Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deliberou em reunião ordinária realizada no dia 12, que a votação ocorrerá somente no Colégio Carlina, retirando a votação do Colégio Rivadalva, no BTN.

A presidente do CMDCA, Járlita Valéria, explica que a decisão ocorreu em virtude da mudança no processo de votação. Com a utilização de urnas eletrônicas, a organização dos eleitores só poderá ser feita por ordem alfabética e o local de votação deve ser único, garantindo a transparência do pleito.

“Essa decisão atende à portaria normativa do TRE, que é o órgão responsável pela concessão das urnas eletrônicas para o processo de votação. Nos anos anteriores, a votação era manual e a divisão dos eleitores acontecia por sessão eleitoral. Os moradores do Bairro Tancredo Neves e adjacências votavam no BTN e os do centro, no Colégio Carlina. Agora, com o uso de urnas eletrônicas, a organização dos eleitores só poderá ser feita por ordem alfabética. A comissão organizadora do pleito já passou por treinamento, os candidatos entenderam e nós esperamos que tudo aconteça dentro da normalidade”, falou Járlita.

Somente poderão votar os cidadãos inscritos no cartório eleitoral da Comarca de Paulo Afonso, que estejam com o cadastro eleitoral regularizado até o dia 7 de junho de 2019. O horário será das 8h às 16h e para votar é necessário se dirigir à sessão eleitoral com a ordem alfabética correspondente, levando Título de Eleitor e documento oficial com foto. Cada eleitor poderá escolher até cinco candidatos.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts