Paulo Afonso, 3 de maio de 2024

Paulo Afonso

Paulo Afonso promove a 4ª Conferência de Cultura

Nesta sexta-feira (20), no Auditório da Escola João Bosco, aconteceu a 4º Conferência Municipal de Cultura. O evento teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”. O objetivo foi promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação da comunidade.

Estiveram presentes o secretário de Articulação Política, Regivaldo Coriolano, representando o prefeito em Exercício, Marcondes Francisco; representando a Secretária de Educação, Elza Brito, a professora Berilania Rosa; o superintendente de Cultura, Rogério Xavier; o presidente do Conselho Municipal de Cultural, Paulo Roberto; a Diretora Geral da ONG Repensar, Daiane Braz e o vereador e Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara, Jailson Oliveira.

“Nos reunimos com várias autoridades e vários segmentos do município. Juntos estivemos desenvolvendo esse trabalho de fortalecimento da cultura local”, diz Rogério.

A programação, que aconteceu pela manhã e a tarde, constou com debates, eixos temáticos trazendo temas fundamentais.

Para o presidente do CMC, Paulo Roberto, é um grande momento para a cultura local. “É importantíssimo que os fazedores de cultura e os artistas em geral estejam presentes para que a gente possa interagir e termos propostas para o fomento da cultura”, destacou Paulo Roberto.

A palestra foi ministrada pelo representante territorial de Cultura, Especialista em Gestão Social do Patrimônio Cultural, Bacharel em Artes com concentração em Cinema pela UFBA, Especialista em Educação Ambiental pela UNIVASF, Alex Maia.

De acordo com Alex Maia, a conferência faz parte de um todo que é o sistema Nacional de Cultura, que é constituído com Plano de Cultura, Conferências de Cultura que são as municipais, territoriais, estaduais e federais.

“Estamos realmente exercitando a democracia plena a partir do instrumento chamado conferência que é a reuniu dos atores da sociedade civil e do poder público do setor cultural onde dialogamos e analisamos sobre a questão cultural de propostas do município. As propostas serão aprovadas hoje e os delegados eleitos irão levar essas propostas para o encontro territorial”, explicou.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts