Paulo Afonso, 19 de abril de 2024

Geral

Paulo Afonso perde a vereadora pioneira Lizette Alves dos Santos que faleceu há pouco, em Salvador.

Por Antônio Galdino (folhaserataneja.com.br)

Recebo com muito pesar a notícia do falecimento, ocorrido há pouco tempo, em Salvador, da nossa querida Lizette Alves dos Santos, também chamada de Lizette Cabral, irmã de Lindinalva Cabral.

Ela caiu em sua casa, e em face da sua idade avançada foi levada para Salvador para uma cirurgia e, já na UTI, teve uma parada cardíaca e nos deixou.

A informação que nos chega é que o velório será em Paulo Afonso, onde também acontecerá o sepultamento. Mas, não há ainda informações sobre a chegada do corpo a Paulo Afonso. Familiares e amigos estão vindo de Recife e de outros lugares para essa despedida triste da querida Lizette

A história de Lizette é mesmo uma grande prova do seu amor por Paulo Afonso. Ela e a irmã se formaram como professoras e vieram, ainda muito jovens para Paulo Afonso, onde já estavam seus pais, Severino Alves dos Santos, conhecido como Severino Dentista, muito querido dos diretores da Chesf e sua esposa, D. Auta Leite Cabral.

Em sua casa, Severino Dentista também recebia muitos políticos importantes do Nordeste em suas visitas à Chesf. Lizette acompanhava todos esses movimentos, essas reuniões periódicas em sua casa.

Quando já se pensava quem seria o primeiro prefeito de Paulo Afonso, o nome do Sr. Severino Dentista foi logo apresentado mas ele não quis. Falou-se então no Sr. Enoch Pimentel mas a diretoria da Chesf não concordou até que foi indicado o nome do Sr. Otaviano Leandro de Morais.

Então, o Sr. Pimentel colocou a filha, Dinalva como candidata e Severino Dentista também apoiou sua filha Lizette. E as duas mulheres foram eleitas para a primeira legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Desde então, a professora Lizette Alves dos Santos passou a ser a grande apoiadora do Prefeito Otaviano Leandro de Morais nos assuntos voltados para a educação no município que dava os seus primeiros passos.

Também decidiu fixar residência em Paulo Afonso desde aqueles anos de 1950 e morava em frente ao UNIRIOS todo esse tempo, enquanto outros familiares optaram em morar em Recife.


Lizette Alves dos Santos nasceu em Carnaíba-PE, terra do compositor Zé Dantas, em 15 de novembro de 1936.

É filha de Severino Alves dos Santos e Auta Leite Cabral. A família chegou a Paulo Afonso no ano de 1952, ainda no início das obras da Chesf. Como não havia colégios de ensino médio em Paulo Afonso, Lizette e Lindinalva foram estudar em outras cidades mas sempre voltavam à então Vila Poty, nas férias escolares.

Lizette Alves fez o curso primário na cidade de Custódia-PE e o Curso de Magistério no conceituado Colégio das Damas, na cidade de Vitória de Santo Antão, formando-se como professora no ano de 1955.

A partir de 1956, ficou de vez no Distrito de Paulo Afonso e acompanhava com muito interesse a política local, sempre ao lado do pai, conhecido como Severino Dentista e sempre participava das muitas reuniões políticas que aconteciam em sua casa onde seu pai recebia diretores da Chesf e grandes nomes da política da Bahia e de Paulo Afonso.

Quando Paulo Afonso se tornou emancipada, em 28 de Julho de 1958 e já era forte a campanha para as eleições do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores, Severino Dentista foi procurado por diretores da Chesf e lideranças políticas de Paulo Afonso para ser o candidato apoiado pela Chesf, em oposição ao nome de Abel Barbosa. Ele não quis e indicou o nome de Otaviano Leandro de Morais que foi eleito como primeiro prefeito deste município. Mas, o trabalho político de Severino Dentista a filha elegeu Lisette Alves dos Santos para vereadora da primeira legislatura de Paulo Afonso, sendo empossada no dia 07 de Abril de 1959, com mais 7 vereadores que formaram esta primeira legislatura que se encerrou em 7 de abril de 1963.

Vereadores da primeira legislatura de Paulo Afonso: a partir da esquerda: Noé Pereira dos Santos, Lizette Alves dos Santos, Diogo Andrade Brito, Noé Pires de Carvalho, Luiz Mendes Magalhães, Manoel Pereira Neto, José Freire da Silva e José Rudival de Menezes. OBS: Na foto, o vereador Noé Pires de Carvalho, que era suplente, já havia assumido o lugar deixado por Dinalva Simões Tourinho que havia renunciado e voltado para Salvador para concluir seus estudos.

Durante a gestão do prefeito Otaviano Leandro de Morais, a vereadora e professora Lisette foi de grande importância à sua gestão, apoiando as atividades ligadas à área de Educação, participando ativamente para a criação da Escola do Povoado Juá, construída pelo prefeito Otaviano, assim como contribuiu, com sua experiência de professora, na elaboração do Projeto de Lei Nº05/1959, de autoria do vereador Manoel Pereira Neto, que criou o Magistério Primário no município de Paulo Afonso e definia, inclusive o quadro de professoras do município naquela época – 21 professoras, das quais 4 para a sede do município e 17 para a zona rural. Este Projeto de Lei foi aprovado pela unanimidade da Câmara Municipal de Paulo Afonso em 13 de Maio de 1959.

A professora e ex-vereadora Lizette Alves dos Santos é irmã da também professora Lindinalva Cabral dos Santos, que dá nome ao Centro de Cultura de Paulo Afonso e chegou com seus pais e irmãos para morar em Paulo Afonso ainda nos idos de 1952, quando Paulo Afonso se chamava Forquilha e Vila Poty.

Mesmo quando deixou a atividade de vereadora, a professora Lizette continuou desenvolvendo atividades e apoiando ações sociais, também ao lado da irmã, Lindinalva Cabral, especialmente junto às comunidades mais carentes do município.

A professora e ex-vereadora Lizette Alves dos Santos, mora em Paulo Afonso desde o início da década de 1950 até os dias atuais.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts