Paulo Afonso, 26 de abril de 2024

Cultura

O Bom Humor da Família Santos

Por José Ivandro

Convidei a Família Santos para um bate papo na minha casa.
Para quem não sabe essa família de gente trabalhadora, chegou a Paulo Afonso em 1990 em busca de melhores dias, formada por agricultores que saíram das suas terras para fugir da seca, buscando novas oportunidades. Aqui em Paulo Afonso buscaram e conseguiram um espaço para trabalhar, para ter a possibilidade de criar os filhos com o fruto do seu trabalho, com o suor do próprio rosto.
E foi isso que fizeram, ocupando um terreno próximo ao dique 10, na entrada para a Vila Matias, a família plantava hortaliças e vendia nas feiras da região, com muito esforço, conseguiam tirar da terra o seu sustento com dignidade.

José Ferreira dos Santos, – Zé
Foto: Tribuna Mulungu

Eu os conheço já há bastante tempo, o suficiente para atestar lhes o caráter, são pessoas honestas, trabalhadoras e responsáveis.
Essa família cujos filhos são artistas, que batalham por espaço e reconhecimento, dois deles, Kássio e Késsio, formaram a dupla sertaneja de mesmo nome e gravaram vários discos, fazendo bastante sucesso, e tem ainda a irmã, a talentosa Paula Telles, amante da MPB.

Renilda Teles dos Santos, – Xaninha
Foto: Tribuna Mulungu

Na música, apesar do talento, os meninos não conseguiram ainda, alçar o voo mais alto, o do sucesso a nível regional e nacional, a dupla está em stand by, por enquanto, já que o sucesso no humor tem deixado pouco tempo disponível, mas, como me disse Cássio, o projeto musical não morreu.

José Ferreira dos Santos Júnior – Bill
Foto: Tribuna Mulungu

Eles tem na veia a poesia natural do sertanejo da região de São José do Egito em Pernambuco, “A Terra da Poesia” de onde a família é oriunda.
Deve derivar daí a facilidade que tiveram de se adaptar rapidamente a outro ramo da produção cultural e artística.

Elthon Gabriel Bezerra dos Santos – Chiquinho
Foto: Tribuna Mulungu

O Grupo Humor em Família foi um achado, que nasceu por acaso, quando o José Ferreira Junior (Bill), o cara que se achava o menos talentoso dos filhos, resolveu gravar um vídeo e por brincadeira postou na internet.
Em pouco tempo esses vídeos começaram a receber visitas e logo eles foram surpreendidos com uma quantidade enorme de visualizações. Daí em diante não pararam mais, começaram a usar e abusar da criatividade com vídeos cada vez mais divertidos.

Suzana Patrícia Teles dos Santos – Magrela
Foto: Tribuna Mulungu

Para criar situações mais engraçadas, foi necessário ampliar o elenco, sempre acrescentando outros membros da família ao grupo. Assim já são 7 os membros fixos e várias as “participações especiais” de outros familiares e até de amigos próximos.
Em apenas um ano o grupo Humor em família alcançou milhares de seguidores nas redes sociais e tem vídeos que atingem milhões de visualizações.

Lucélia de Araújo Lima Santos – Bilu
Foto: Tribuna Mulungu

Recentemente o grupo foi surpreendido com um convite da Rede globo, e foram ao Rio de janeiro com todas as despesas pagas, para gravar para o quadro Gonga La Gonga do programa Caldeirão do Luciano Huck. A participação no programa global deve ser levada ao ar em janeiro de 2020.

Cássio Teles – Marconi
Foto: Tribuna Mulungu

Uma coisa que me chamou atenção durante a conversa com a família e que é digna de registro, foi a parte em que eles falam da mudança proporcionada na vida de cada um deles a partir do sucesso alcançado com os vídeos. Não, não estou falando de finanças, pois o sucesso ainda não se reflete em grana como muita gente pode pensar, mas, pelo crescimento pessoal de cada um, de como são reconhecidos e tratados pelos fâs, e de como fazer humor fez bem a família, especialmente nos casos de Seu José Ferreira e de Dona Renilda, que segundo eles renasceram pra vida, “a idade deixou de ser um peso e eles passaram a viver com mais alegria e entusiasmo com essa nova perspectiva de vida” afirma Cássio.

Zé de boa na piscina… até Xaninha chegar
Foto: Tribuna Mulungu

Essa família acostumada com a agricultura e com a música, passou a fazer humor, fazer o povo rir das piadas mais simples, das histórias mais comuns e inocentes, a rir de si mesmos.
Vendo os contar suas histórias em vídeos divertidos, com “roteiros” baseados na dura realidade da vida, e, na maioria das vezes de improviso, como faz o poeta repentista, eu percebo na reação das pessoas, que parecem se ver no espelho, pois as histórias são tão próximas das suas vidas, falam de coisas do seu dia a dia, das tristezas e das alegrias, e é ai que a gente entende por que essa mensagem agrada tanto…
É humor genuíno, aquele que brota da alma.

Foto de arquivo da família

Galeria de Fotos

Paula e Késsio Telles
Foto de arquivo da família
Cássio e Paula Telles
Capa do primeiro CD da dupla Kássio e Késsio em 1998
Foto de arquivo da família
Show da dupla na Malhada Grande em Paulo Afonso – Bahia
Foto de arquivo da família

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts