Paulo Afonso, 3 de maio de 2024

Geral

O adeus de Marcelo: quando a tristeza se esconde atrás de um sorriso

Na tarde deste domingo (20) pauloafonsinos foram surpreendidos com a triste notícia da morte do jovem Marcelo, dono da loja de conserto de celular Marcelo Tec Cell.

O corpo de Marcelo foi encontrado em sua residência na rua Padre Lourenço, no BTN II.

Com uma simpatia contagiante ele fazia amigos com muita facilidade. Sempre sorridente e aparentando estar de bem com a vida, fica difícil entender o que o teria levado a tirar a própria vida.

Quando o sorriso esconde uma dor

Tendemos a pensar que a pessoa deprimida não pode levar uma vida normal, que ela só fica na cama e não consegue ir para o trabalho, que chora fácil e que adota uma postura inclinada e triste quando anda. No entanto, esta imagem é um clichê comum, cada pessoa é um mundo e lida com a depressão de forma diferente.

Alguns estão deprimidos, mas conseguem ser funcionais e até brincalhões em suas vidas diárias. Estas são pessoas que carregam sua dor por dentro, não a internalizam, mas ela as consome lentamente, até que em algum momento elas desmoronam porque já não conseguem mais suportar o peso da máscara que construíram e usaram por meses ou anos.

Na verdade, no campo da Psicologia há o que é conhecido como depressão sorridente. É o depressivo que simula uma aparência de normalidade e até mesmo de felicidade, mas experimenta os sintomas de depressão dentro de si mesmo, mas sem expressá-los, sempre tentando escondê-los.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts