Paulo Afonso, 6 de maio de 2024

Saúde

Mutirão de pterígio no HMPA e cirurgias eletivas são suspensos devido ao Covid-19

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 18/03/2020 às 14:45

Além do mutirão serão suspensas ainda todas as cirurgias eletivas, priorizando as de urgência e emergência

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o mutirão de cirurgia de pterígio que seria realizado no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no Bairro Tancredo Neves (BTN), neste sábado (21) e domingo (22). A medida está sendo tomada devido a pandemia do Covid-19, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além do mutirão serão suspensas ainda todas as cirurgias eletivas, priorizando as de urgência e emergência. A Vigilância em Saúde está adiando por tempo indeterminado esses procedimentos com o objetivo de evitar o deslocamento dos pacientes em meio ao aumento do número de casos suspeitos em Paulo Afonso e confirmados no país. A medida faz parte do plano de contingência adotado pelo município para enfrentar a doença.

Nesta terça-feira (17), mais três pessoas estão em fase de investigação para o novo coronavírus (Covid-19), no município. Trata-se de um homem de 34 anos, uma mulher de 58 anos e uma senhora de 76 anos. Com esses, sobem para seis os casos suspeitos que aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen), de Salvador, e um descartado pelo exame, que deu negativo.

Essas pessoas que estão em investigação seguem o protocolo da Vigilância em Saúde, com isolamento domiciliar do paciente e dos familiares, além do monitoramento, como foi feito com os outros três pacientes que estão sob suspeita. O isolamento domiciliar deverá ser de 16 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), monitorados pela vigilância e a Atenção Primária a Saúde.

O material foi coletado para o exame de detecção pela equipe do Lacen, que enviou para Salvador. De acordo com o laboratório, devido a grande demanda em todo o Estado, o resultado está sem prazo. A Secretaria de Saúde ressalta que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, como tosse, febre alta e falta de ar, ou as assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, deverão procurar os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Nos fins de semana deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bobs, como no BTN, das 8h às 17h. Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts