Paulo Afonso, 23 de abril de 2024

Obituário

Morre Paulo Litó, um comunicador pioneiro de Paulo Afonso

O locutor de voz inconfundível!

Por Antonio Gadino (Folha sertaneja)

 

9 de setembro. E chega a notícia, por telefone e nas redes sociais, da morte do comunicador Paulo Bezerra Alves, conhecido de todos como PAULO LITÓ.

Com a sua morte, cala-se de vez A Voz do COPA, apresentado por ele, por décadas pelo serviço de alto-falantes do Clube Operário de Paulo Afonso.

Sua voz também tornou-se conhecida ao ser colocadas nas propagandas comerciais divulgadas pelos carros de som de Paulo Afonso, pelas ruas da cidade.

Ali também, sua voz marcava o sentimento de dor e de perda quando anunciava as notas de falecimento de pessoas da cidade. Sua voz era inconfundível. Única. E o seu trabalho nessa área vem de muito tempo.

Trabalhou com Gilberto Leal, outro grande comunicador que nos deixou há muitos anos atrás. 

Paulo Litó, Gilberto Leal e Abel Barbosa, na inauguração da Sapataria Edsonildes

Quando pesquisava para fazer o livro ABEL BARBOSA – o inventor de Paulo Afonso, encontrei uma raríssima foto de Paulo Litó e Gilberto Leal, com o Prefeito Abel Barbosa, na inauguração de uma loja de calçados, a Edsonildes, em Paulo Afonso.

Outra atividade de Paulo Litó era o zelo com que cuidava do resgate de músicas, depoimentos importantes que estavam gravados nas famosas fitas cassete e ele, cuidadosamente, passava para CDs e DVDs, mantendo vivos esses registros históricos.

Quando gerenciei o Clube Operário de Paulo Afonso encontrei ali Paulo Litó cuidando carinhosamente do acervo fonográfico do COPA, na época, centenas de LPs zelados por ele.

Paulo vinha adoentado já há um bom tempo. Tinha problemas cardíacos e mais recentemente precisou ir para Salvador para tratamento.

Agora, o seu coração apaixonado por Paulo Afonso, parou de bater e ele nos deixou.

Os que desejarem se despedir do grande comunicador, que estava com 73 anos, a família informa que o velório será no SAF, aberto ao público, aos amigos, apenas no horário das 19 às 23 horas.

O sepultamento será amanhã, dia 10 de setembro, às 8 horas, no Cemitério Padre Lourenço Tori.

Nos associamos à dor dos familiares e dos amigos de Paulo Litó para quem deixo essa passagem bíblica como um alento: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”  (Salmos 34:18)

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts