Paulo Afonso, 19 de maio de 2024

Colunas

Patrícia Santos

Morre o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão

Da Redação – Publicado em 19/02/2020 às 18:40

Morreu nesta quarta (19) em São Paulo o cineasta José Mojica Marins, aos 83 anos.Conhecido como o Zé do Caixão, ele estava internado no hospital Sancta Maggiore devido a uma broncopneumonia.

O apelido de Zé do Caixão veio do seu personagem mais famoso. Surgido em um pesadelo do cineasta, ele era um agente funcionário sádico que aterrorizava uma pequena cidade, desejoso de ser pai de uma criança perfeita. Para isso, precisava encontrar uma mulher tão perfeita quanto —e estava disposto a matar quem cruzasse o seu caminho.

Uma das características que mais marcou a carreira de Mojica foram suas unhas — compridas de forma a chocar os espectadores de seus filmes e que deixam a linha que separa realidade e ficção ainda mais tênue. Toda a mística em torno das imensas garras do cineasta acabou em 1998, em uma cerimônia onde ele as cortou no palco acompanhado da banda Sepultura. O motivo para a diminuição das unhas foi um início de atrofia em suas mãos e um desejo por mais liberdade ao manusear objetos cotidianos.

Fonte: megacurioso.com.br




Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts