Paulo Afonso, 2 de maio de 2024

Obituário

Morre, aos 86 anos, o pioneiro Lula Tenório, grande músico, apaixonado pelo rio São Francisco

Hoje Paulo Afonso chora a morte desse pernambucano e pauloafonsino, Lula Tenório, de Mimoso, quando ainda era Distrito de Pesqueira/PE, nasceu em 15 de julho de 1936 e chegou a Paulo Afonso em 1958, “apenas para passar uns 15 dias e não conseguiu mais retornar”, como diz João de Sousa Lima no seu livro Pioneiros de Paulo Afonso em que homenageia esse pioneiro Luiz Tenório de Brito, conhecido por todos como Lula Tenório, grande músico e compositor de quem os filhos Luciano Magno e Lamartine Costa herdaram esse dom precioso.

Ele chegou por aqui em 1958, no mesmo ano do nascimento deste município, que também nasceu no mês de julho, como ele.

Hoje, sua esposa Magali, os filhos músicos Luciano Magno e Lamartine e Livia, que gerencia a loja UZZE, no comércio de Paulo Afonso, criada por ele, assim como a Loja Bahia, todos hoje, familiares e amigos se despedem desse apaixonado pelo rio São Francisco cuja história de vida para todo o Nordeste ele deixou na composição de construção poética belíssima:

“Ele veio lá da Serra da Canastra

Se arrastando que nem cobra pelo chão…

… Em Paulo Afonso, abraçou a cachoeira,

Fez aquela alegria…”

Como o rio que ele amava, Lula Tenório também abraçou esta cidade e o povo que o acolheu há quase 65 anos e espalhou alegria entre nós. No cavaquinho ou na sanfona ele levava a música como acalento para tantos, como nas bandas de que participou ou nas reuniões de grupos de idosos..,

Foi no teatro no COPA, ao lado de Campelo e outros pioneiros que começou sua vida nos palcos. Trabalhou na Rádio Poty. Fundou o grupo musical “Os Vaqueiros do Baião” e “Quinteto Sanfonado”. Tocou na Banda Galáxia, do CPA.

A sua atividade e o seu amor por Paulo Afonso lhe fez merecedor do título de Cidadão deste município, que lhe foi outorgado pela Câmara Municipal no ano de 1998.

A história da música em Paulo Afonso perde uma grande referência. Seus parceiros como Elias Nogueira, Deca do Acordeon também perderam um grande amigo.

Também entristecidos por essa perda, abraçamos os seus filhos, esposa, netos e sei que cada um será confortado pelo Espírito Santo como nos asseguram as escrituras sagradas: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Sl. 34:18).

Obrigado, Luiz Tenório, Lula Tenório, Lula do Acordeon, pelo amor a Paulo Afonso e ao rio São Francisco, razão de vida de toda essa região.

Que o Espírito de Deus conforte a todos nós e que o teu legado de amor e de vida seja o grande tesouro dos teus descendentes.

O corpo de Lula Tenório está sendo velado no SAF até às 16 horas de hoje, 26 de abril.

(Professor Antônio Galdino – jornal Folha Sertaneja, nesse dia triste de 26 de abril de 2023)

(com informações também do livro Pioneiros de Paulo Afonso, de João de Sousa Lima

 

Fonte: Folha sertaneja

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts