Paulo Afonso, 14 de junho de 2021

Educação

Mais um pauloafonsino sagra-se Doutor: Professor Jacques Fernandes Santos

Por Antônio Galdino do Folha Sertaneja

No último mês (março/2021), o Professor Jacques Fernandes Santos, sagrou-se Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes, através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED).

Nascido e ainda residente em Paulo Afonso, a trajetória do Professor Jacques no campo da Educação começa ainda criança, quando é atendido pelo “Projeto Espaço Social Sete de Setembro”, onde foi acolhido, obtendo acesso à educação de ponta e desenvolvimento humano, sendo bolsista por todo o seu período escolar, no Colégio Sete de Setembro.

Foi acolhido pelos Professores Gilberto Gomes, Wilma Oliveira e Zuleik Oliveira, que se tornaram seus “padrinhos educacionais”.

Rapidamente ascendeu à Universidade, tendo cursado Matemática na UNEB (Campus VIII) e Administração na FASETE.

Após a graduação, realizou duas Especializações, uma em Gestão Empresarial, e outra em Docência do Ensino Superior. Rapidamente ingressou no Mestrado em Gestão Sustentável na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) em Recife.

Por 16 anos, Jacques foi de Auxiliar Administrativo a Professor e Coordenador na Faculdade Sete de Setembro, hoje, UNIRIOS. Neste percurso, licenciou-se em uma nova graduação, Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus VIII).

Ingressou no Doutorado em Educação em 2018, e para concretizar mais este sonho, abdicou de diversas outras conquistas, e se dedicou integralmente ao Doutorado.

Na defesa de sua Tese, que trata sobre a Infoinclusão e os desafios da modernidade no âmbito da Educação, Jacques reforçou a importância da boa educação para restaurar vidas e histórias humanas, fazendo jus à sua própria história de superação.

“Nunca imaginei um dia sagrar-me Doutor, mas este sonho foi sendo alimento e construído, por anos e anos, pelo carinho que sempre tive de pessoas como Prof. Gilberto, Profa. Zuleik, Profa. Rosenilda, Prof. Luiz José e Profa. Cecília… Eles me mostraram que através da Educação e do conhecimento, todos os sonhos seriam possíveis” destaca o professor.

“Conquistar o Doutorado foi um sonho feito em várias mãos, e que tem muito da contribuição da equipe da Fasete, do meu companheiro Vinícius Santos, e dos amigos da Universidade Tiradentes e do Instituto Federal de Alagoas” complementa.

Orientado pela Pós Doutora Andréa Karla Ferreira Nunes (Universidade Tiradentes e Universidade de Salamanca) Jacques Fernandes teve sua Tese aprovada com louvor, e indicada para publicação em um importante periódico internacional, a Revista Fronteiras.

Hoje, com três livros publicados, e quatro organizados, Jacques figura em um grupo de importantes pesquisadores da Educação, fazendo parte do Grupo de Pesquisa em Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC-PPED – UNIT – CNPq – MEC) e do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NEOGETQ – IFAL – CNPq – MEC) onde colabora como Professor do IFAL em Santana do Ipanema, e desenvolve e colabora com estudos nacionais e internacionais sobre a retomada da Educação Pós Pandemia.

 

“Dedico esta conquista aos que sempre acreditaram em mim, e a Paulo Afonso, lugar que me orgulho em ter minhas origens, em ser “cassaco”!”

 

 

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Na sua opinião quem é o melhor vereador do BTN?

RESULTADO PARCIAL

Carregando ... Carregando ...