Paulo Afonso, 26 de abril de 2024

Educação

Governo do Estado amplia rede de ensino com construção de escolas em tempo integral

O trabalho do Governo do Estado para transformar a educação pública na Bahia, com a ampliação do ensino em tempo integral, por meio do investimento da ordem de R$ 2 bilhões para requalificação da rede estadual, conta com o reforço da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). Em parceria com a Secretaria da Educação, a companhia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) firmou, somente no mês de setembro, contratos que representam um investimento de R$ 285 milhões para implantação de 15 escolas de tempo integral em 13 municípios.

As obras contratadas pela Conder para a realização dos serviços de implantação de quatro unidades escolares de tempo integral nos municípios de Capim Grosso, Tucano, Formosa do Rio Preto e Salvador, no bairro de São Cristóvão, representam um investimento de R$ 91 milhões. O padrão construtivo dessas escolas com 34 salas de aula contemplam diversos equipamentos esportivos e culturais, como quadra coberta, campo com grama sintética, pista de atletismo, piscina semiolímpica, vestiários, refeitório e auditório.

Nos municípios de Barra, Caculé e Lapão serão construídas outras três novas escolas de tempo integral, com investimento previsto de R$ 64 milhões. A nova unidade escolar do município de Barra contará com 36 salas de aula, além de campo com grama sintética, quadra coberta, auditório e refeitório, que irão estimular a prática cultural e esportiva entre os alunos. Em Caculé e Lapão as escolas terão 24 salas de aula cada, além dos equipamentos citados, cujo conceito é de uso compartilhado com as comunidades do entorno.

Outras quatro escolas de tempo integral serão erguidas nos municípios de Itacaré, Salinas das Margaridas, Pojuca e Salvador, no bairro de Paripe, com investimento total de R$ 71 milhões. Na capital baiana, em Pojuca e em Salinas das Margaridas serão erguidas escolas com 24 salas cada, além de complexos com equipamentos culturais e esportivos. Enquanto que em Itacaré, município turístico do Litoral Sul, uma unidade escolar com 12 salas de aula e equipamentos esportivos e culturais também irá funcionar em tempo integral.

Mais quatro escolas de tempo integral também foram contratadas no final do mês de setembro, com investimento previsto de R$ 59 milhões para a região do Vale do Jiquiriçá, sendo duas no município de Amargosa, uma com 12 e a outra com 24 salas, além de auditório, refeitório, quadra coberta, campo com grama sintética e arquibancada, pista de atletismo, piscina semiolímpica com arquibancada e vestiários. As outras duas escolas nos municípios de Aratuípe e Jiquiriçá terão 24 salas de aula cada, além de quadra coberta, campo com grama sintética, pista de atletismo, refeitório, auditório e vestiário.

O presidente da Conder, José Trindade, destaca que após o legado deixado na área da saúde, com a construção de hospitais e policlínicas, a companhia estadual está com uma atuação abrangente na área da Educação. “O governador Rui Costa valoriza ainda mais o papel da Conder, reforçando sua atuação pelo desenvolvimento de todas as regiões da Bahia e a educação tem um papel fundamental neste processo. A companhia estadual já demonstrou sua capacidade técnica e operacional e está engajada com a Secretaria da Educação para ampliar a rede física e qualificar o ensino, com novas escolas de tempo integral e complexos esportivos que darão orgulho aos estudantes, professores e toda comunidade escolar”.

Já o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressalta as ações desenvolvidas e o impacto na educação. “O Governo da Bahia está investindo mais de R$ 2 bilhões na requalificação da rede física escolar. Nesta parceria com a Conder, as escolas existentes estão sendo modernizadas e novas escolas e Complexos Poliesportivos Educacionais estão em construção. Tudo isto faz parte dos esforços empreendidos para fortalecer a aprendizagem dos estudantes, com escolas mais atrativas e que ofertam educação em Tempo Integral, para que o estudante tenha mais tempo no ambiente escolar e mais acesso à arte, à cultura e ao esporte”.

Fonte: Ascom/ Conder

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