Paulo Afonso, 28 de março de 2024

Saúde

Fibrilação Atrial – O que é e quais os riscos a sua saúde

Por: Dr. Arthur Luiz

A Fibrilação Atrial, um subtipo de arritmia cardíaca muito comum, é caracterizada pelo ritmo de batimentos rápido e irregular dos átrios do coração, com incidência de 2,5% da população mundial, o equivalente a 175 milhões de pessoas. É a segunda maior causa de mortes em tudo mundo.

A principal (e pior) consequência da Fibrilação Atrial é o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Essa arritmia cardíaca está cada vez mais associada com o avanço da idade, acometendo, sobretudo, a população na faixa dos 75 a 80 anos de idade. A estimativa é que de 5 a 10 % dos brasileiros terão esse tipo de arritmia.

O caminho para o AVC inicia-se no momento em que os átrios perdem a capacidade de contrair de forma ritmada e começam a fibrilar (contrações desordenadas do músculo cardíaco), deixando de enviar de forma regular sangue para o ventrículo. Assim, o sangue, ao ficar estagnado, pode criar grandes coágulos. São estes coágulos que acabam por se soltar, entram na circulação sanguínea e bloqueiam grandes artérias do cérebro, provocando o Acidente Vascular Cerebral.

Em muitos casos, pessoas que sofrem um AVC decorrente da Fibrilação Atrial ficam incapacitadas. A Fibrilação Atrial acontece em duas fases. Na primeira, a doença é silenciosa, na segunda, apresenta sintomas irregulares. Nestas etapas, a dificuldade dos médicos é poder identificar os indícios e avançar com tratamentos para controlar os riscos. Mas, se for identificado e tratado correta e previamente, o AVC é altamente evitável.

Quer saber mais?
Continue nos acompanhando para mais dicas!

*O Dr. Arthur Luiz é cardiologista, médico da UTI do HMPA de Paulo Afonso e do HRAS de Delmiro Gouveia.

Instagram: @dr.arthurlflima

#cardio #cardiologia #cardiologista #cardiopatias # #ecg #pauloafonso #jeremoabo #gloria #santabrigida #delmirogouveia #tacaratu #jatoba #petrolandia #aguabranca #piranhas #abare #chorrocho #macurure

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts