Paulo Afonso, 10 de agosto de 2022

Cultura

Escritor pauloafonsino, Alex Xela Lima, vence Prêmio Literário nos Estados Unidos

O escritor, Alex Xela Lima, professor de Língua Inglesa e Portuguesa do Estado da Bahia, foi premiado pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) com sede em Nova York. O pauloafonsino venceu na categoria Antologia, com a obra “É preciso amar as pessoas – Um tributo a Renato Russo”. A premiação foi divulgada na live Especial Destaques Literários Focus Brasil New York 2022, realizada no último dia 7 de julho.

A Antologia reúne 50 escritores do Brasil, Espanha e Portugal e é composta por poemas que versam sobre o Amor em suas múltiplas faces e presta uma homenagem ao poeta-cantor Reanto Russo da banda de rock Legião Urbana. O projeto é organizado por Alex Xela Lima e Denílson Souza, também professor e escritor, e foi publicado pela SWA Instituto Editora.

Alex Xela, que já é um escritor de destaque na região Nordeste, já havia figurado no Top 5 nessa mesma categoria no Destaques Literários de 2021, com o livro Poemas de Quarentena. A cerimônia de premiação de 2022 está marcada para o dia 27 de agosto na sede do Consulado Geral do Brasil em New York (Estados Unidos).

“Esse resultado é de suma importância para que eu continue engajado na realização de projetos literários e acreditando que vale a pena propagar a cultura nordestina e brasileira através da literatura’, declarou o escritor.

O que é a Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB)?

A Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) é uma confraria formada atualmente por mais de 750 membros, escritores brasileiros residentes no Brasil, Estados Unidos e em todo o mundo. Alex Xela é membro desta Academia desde dezembro de 2020, inscrito no registro oficial da instituição com o número 214.

O Focus Brasil é reconhecido como um dos eventos culturais mais relevantes nos EUA e no mundo, sendo aclamado por instituições como: Itamaraty, BBG – Brazilian Business Group, AOTP – Organização Americana de Professores de Português, Broward Center for the Performing Arts, entre outras entidades brasileiras, americanas e internacionais.

Para o Prêmio Destaques Literários apenas os membros da Academia votam e escolhem as cinco melhores obras em nove categorias: Antologia, Auto-Ajuda, Biografia, Crônicas & Contos, Ensino & Pesquisa, Infanto-Juvenil, Poesia, Romance e Escritor Mirim. O objetivo é reunir, valorizar e incentivar a leitura e escrita de autores da literatura brasileira presentes em vários países.

Quem é Alex Xela Lima?

Alex Xela Lima (Alexsandro de Lima Pereira) é baiano de Paulo Afonso, morador do Bairro Tancredo Neves 2. Licenciado em Letras e pós-graduado, atua como professor na rede estadual de ensino da Bahia no Colégio Estadual Luiz Viana Filho (Santa Brígida) e já trabalhou no SESC Ler Paulo Afonso e no CEMEMFS (Glória).

É autor do livro Cinquenta Tons de Poesia (2016), organizador das antologias Poemas de Quarentena (2020), Natal com Poesia (2020), Encantos Nordestinos (2021) e É preciso amar as Pessoas – Um tributo a Renato Russo (2022). Também possui diversos textos publicados em antologias poéticas nacionais e internacionais e premiados em vários concursos literários.

Alex Xela é membro associado à União Brasileira de Escritores (UBE) – Núcleo Arapiraca-AL, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA), membro da academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), dentre outras agremiações.

https://www.instagram.com/p/CfxI15zgjDl/

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts