Paulo Afonso, 18 de maio de 2024

COMBATE AO CORONA VÍRUS

Entrevistadores do Ibope são confundidos com marginais

Por Dimas Roque

A situação parece estar mesmo deixando todos a flor da pele. São tantos boatos, tantas fake news que uma simples equipe de entrevistadores do Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística que estão na cidade de Paulo Afonso na Bahia se viram em uma situação constrangedora no dia de hoje, 14.

Nos grupos de bate papo apareceu uma informação de que “duas pessoas” estariam entrando nas casas das pessoas na cidade. Foi o bastante para os propagadores de inverdades saírem a usar o famoso, “telefone sem fio”. Aquele que quando criança e em uma fila, alguém diz uma frase e ao chegar ao final ela está totalmente desvirtuada. Foi isto que aconteceu.

Na verdade, os pesquisadores, e são em torno de 15, estão na cidade realizando o trabalho para a Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul, que realiza um “grande estudo epidemiológico sobre o Covid-19 no Brasil” e Paulo Afonso foi uma das cidades escolhidas para a testagem. O estudo está sendo feito em 133 cidades do Brasil e deve durar em torno de três meses.

Então, para que a população mantenha a calma e não receba estes profissionais com portas na cara, atacando como se fossem marginais ou chamando a polícia, é bom perceber que existem pessoas que estão realizando um trabalho que possivelmente poderá ajudar a todos.
Registre-se que o único grupo que teve a sensibilidade para levantar os fatos dessa história foi o “Coração de Estudante” no whatsApp. Lá, as pessoas buscaram todas as informações para só depois emitirem uma opinião pública.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts