Paulo Afonso, 5 de maio de 2024

Eleições 2022

Eleitores sem biometria podem votar normalmente no 2º turno

Uma das dúvidas que surgiram a respeito da votação no primeiro turno foi a respeito do cadastro biométrico. Para os eleitores aptos a votar neste 2º turno, será possível votar normalmente sem a biometria. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 118 milhões de pessoas estão com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, o que representa 75,52% do total do eleitorado.

A identificação por biometria teve início em 2008, via testes, e teve os cadastros interrompidos em 2002 devido à pandemia de Covid-19. Após o dia 30 de outubro deste ano, a Justiça Eleitoral deve convocar os brasileiros e brasileiras para regularizar o cadastro e adquirir a identificação biométrica.

 

No primeiro turno, mais de 30 milhões de eleitores no Brasil e exterior ativaram o aplicativo e-Título, a via digital do Título de Eleitor. A regra para quem vai votar no próximo domingo é mesma: o Título de Eleitor não é obrigatório no dia da eleição.

O documento digital é importante para consultar o local de votação – a zona e a seção eleitoral. Porém, o que o eleitor precisa ter consigo no local é apenas um documento oficial com foto, podendo ser:

  • carteira de identidade;
  • passaporte;
  • carteira de categoria profissional;
  • certificado de reservista;
  • carteira de trabalho;
  • carteira nacional de habilitação.

Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?

O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.

Quais cargos serão votados no segundo turno das Eleições 2022?

Em estados nos quais houver necessidade, haverá disputa para governador. Todos os estados e o Distrito Federal votarão para presidente da República.

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica no segundo turno das Eleições 2022

  1. Governador (dois dígitos)
  2. Presidente da República (dois dígitos)

Presidente: qual a função que esse cargo exerce?

O presidente da República exerce a função de chefe do poder Executivo e de chefe do Estado (autoridade máxima) de forma simultânea em uma nação cujo sistema de governo é denominado presidencialismo.

Como chefe do poder Executivo, o presidente é responsável pelas ações e decisões cotidianas da política brasileira.

Por exemplo: como criar políticas públicas e programas governamentais, como gerir a administração federal, sugerir novas leis, dentre outras atividades. Já como chefe de Estado, o presidente é o representante máximo do país que o elegeu perante o mundo.

Governador: qual a função que esse cargo exerce?

governador é representante do Poder Executivo, com objetivo de governar o povo e conduzir os interesses públicos de cada estado.

Assim, a função do governador é comandar de forma completa o estado e representá-lo em ações jurídicas, políticas e administrativas. Ele também defende todos os interesses e necessidades do estado para com o presidente da República.

Poder Executivo estadual também possui a função de articulação política com o governo federal, bem como com os municípios que integram o estado.

O que está sob a gestão dos governadores?

  • Segurança pública – Uma das maiores responsabilidades do governador estadual é a segurança pública, envolvendo o total controle das Polícias Civil e Militar e a construção e administração de presídios.
  • Saúde – Está na alçada do governador criar as políticas de saúde estaduais e organizar o atendimento todo o atendimento de saúde, construindo e mantendo hospitais e instalações – laboratórios, centros de doação de sangue e centros de atendimento complexo (hospitais do câncer, por exemplo).
  • Educação – No quesito educacional, o principal foco do governador costuma ser o ensino médio, hoje considerada a mais problemática das etapas do ensino formal brasileiro.
  • Definir o orçamento estadual – Os documentos orçamentários são de responsabilidade do governador estadual. Eles visam fomentar o planejamento de curto e médio prazo do estado, trazendo mais transparência ao uso dos recursos públicos.
  • Infraestrutura estadual – A responsabilidade sobre toda a infraestrutura é mantida na alçada do governador estadual. Rodovias e portos, por exemplo, precisam receber cuidados do governo.
  • Adquirir investimentos federais para estados e municípios – Para viabilizar projetos de grande porte, tanto o estado quanto os municípios dependem de investimentos vindos do governo federal. Para isso, o governador é importante e peça-chave na articulação política entre União, estado e municípios.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts