Paulo Afonso, 19 de maio de 2024

Geral

E os trabalhadores voltaram para casa

Por José Ivandro

Os trabalhadores pauloafonsinos enganados por um falso agenciador voltaram pra casa.
A história é longa e já conhecida da maioria. Em razão do desemprego que atinge milhões de brasileiros, em Paulo Afonso há uma farta oferta de mão de obra na área da construção civil.

Sabendo disso um estelionatário, se passando por agenciador de mão de obra, veio a nossa região e arregimentou mais de 500 trabalhadores das diversas profissões e os levou para Souza na Paraíba com a promessa de emprego, cobrando de cada um a modesta taxa de R$380,00 reais.

Ao chegarem a cidade, foram “hospedados” em Pousadas e alojamentos improvisados. Pouco tempo depois os trabalhadores descobriram que haviam sofrido um golpe, os proprietários das pousadas pediram a saída de todos os trabalhadores já que não haviam recebido do estelionatário o valor combinado pela hospedagem dessas pessoas.
Resultado mais de 500 homens numa cidade estranha, a maioria com pouco ou quase nenhum dinheiro, ao relento e sem alimentação.

Informados os familiares procuraram as rádios locais e o foi o bastante para em pouco tempo a grita geral atrair a preocupação de toda a cidade.
Ocorre que nesse meio nem todo mundo tinha apenas boas intenções e, logo começou o uso politico do fato, com raivosas acusações ao chefe do executivo municipal de Paulo Afonso e rasgados elogios ao prefeito de Souza, não que este não os merecesse, já que atuou para resolver o problema, mas é que a intenção dos elogios era apenas para ajudar a diminuir a imagem do prefeito daqui, que até então sequer tomara conhecimento dos fatos.

O Prefeito da cidade paraibana, preocupado com a situação gerada em sua cidade e em período tão complicado com essa pandemia do Corona Vírus, fez contato com a prefeitura de Paulo Afonso, e o entendimento entre os dois prefeitos resultou na rápida solução do problema.
Os trabalhadores que vinham recebendo a ajuda de populares da cidade paraibana, foram levados para alojamentos improvisados na noite de quarta feira e ontem receberam lanches e quentinhas. Por volta das 19:00 horas de ontem deixaram Souza chegando a Paulo Afonso as 03:00 da manhã de hoje.

Aqui os ônibus foram escoltados pela PRF e levados até o Ginásio de Esportes, aonde os trabalhadores foram recepcionados pela equipe da secretaria municipal de saúde e em seguida liberados.

Desse episódio deve se tirar algumas lições, os trabalhadores devem procurar se informar melhor quando agenciadores os convocarem, checando e conferindo as informações antes de embarcar em roubadas.

Já os políticos de plantão e/ou pretensos candidatos, que na maioria das vezes agem como cães de caça, procurando e quem sabe até torcendo, para que fatos ruins ocorram, para assim terem armas para usar na busca de votos, devem antes de criticar o gestor público seja ele quem for, alertar para o fato, informar as autoridades responsáveis do que está ocorrendo e se, nenhuma providência vier a ser tomada ai sim fazer as justas criticas.

Os políticos detentores de mandato, principalmente, autoridades que são, devem inicialmente procurar solucionar os problemas, levando a quem de direito a informação e cobrando sua ação, para somente então, se houver negligencia, denunciar publicamente os erros.
Ir a público nas redes sociais fazer barulho e acusações levianas, sem se importar se a informação chegou corretamente a quem deveria chegar, não é papel de quem faz politica séria.

Fotos enviadas por trabalhador e internauta

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts