Paulo Afonso, 7 de maio de 2024

Colunas

Patrícia Santos

“É mais fácil pegar Aids que pegar coronavírus no carnaval”, alerta secretário da Saúde

Da Redação Patricia Santos – Publicado em 14/02/2020 às 12:40

Fábio Villas-Bôas, secretário estadual da Saúde, alertou que os riscos de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis durante o carnaval é muito maior que as chances de contágio pelo novo coronavírus. Durante inauguração da Unidade de Saúde da Família, em Jaguaripe I, na região de Cajazeiras II, ele afirmou que é mais arriscado contrair alguns tipos de gripe que o coronavírus.

“O coronavírus não está circulando no Brasil. As pessoas devem evitar contato com pessoas claramente acometidas de quadros gripais. Hoje em dia, muito mais que antigamente, a gente tem que ter medo de quem está gripado. Se afastar de quem tá tossindo, espirrando, exigir que tenham hábitos de higiene. Se precisa trabalhar e está gripado, vai de máscara. Vai contaminar todo mundo no metrô, ônibus apertado?”, indagou o secretário.

Sobre os riscos da doença se espalhar na cidade durante a festa que atrai turistas de todo o mundo, ele ressaltou que, por enquanto, não há transmissão do vírus fora da China e do Japão. “Se não está circulando no mundo, como virá ao Brasil?”.

Ele disse ainda que a probabilidade do governo Chinês permitir a saída de uma pessoa contaminada é baixa.

“A cidade onde está tendo transmissão está isolada, em quarentena. Ninguém entra, ninguém sai. A chance de sair alguém de lá e vir pro carnaval de Salvador e contaminar, pra não dizer que não existe, é desconsiderável. É mais fácil pegar aids no carnaval que pegar coronavírus. Mais fácil pegar sífilis”.

Fonte: varelanoticias.com.br

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts