Paulo Afonso, 22 de fevereiro de 2024

Geral

Durante visita ao Balneário, Prefeito Luiz de Deus assina Ordem de Serviço para revitalização do Lago da Aurora

A revitalização do Balneário está em fase final e tem previsão de entrega em 15 de novembro

Nesta sexta-feira (11), o prefeito Luiz de Deus assinou mais uma ordem de serviço para realização de uma obra no município – a revitalização do Lago da Aurora. O documento foi oficializado durante visita técnica às obras do Balneário, que está em fase de conclusão.

A urbanização do Lago da Aurora faz parte do Projeto Quinta dos Lagos, que compreende a melhoria de diversos lagos da cidade, com estrutura para visitação. No ato da assinatura, o gestor ressaltou que o objetivo do projeto é fomentar o turismo, mas, sobretudo, ofertar mais opções de lazer às famílias pauloafonsinas e melhorar o clima.

“Nós estamos urbanizando pontos de visitação turística que sempre foram orgulho dos pauloafonsinos e das pessoas que nos visitam. Nosso objetivo é, além de atrair o maior número de turistas, atender aos anseios das pessoas que moram aqui, melhorando o aspecto da cidade e amenizando a temperatura, com a limpeza e enchimento dos lagos e a arborização, criando também novas opções de lazer”, diz o prefeito. Além do gestor, assinaram o documento o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves e a representante da G1 Construções, Luciana Costa. A empresa foi vencedora do processo licitatório para execução dos serviços.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano, falou sobre a expectativa de conclusão da obra do Balneário e o início de outras ações que fazem parte do programa de revitalização de pontos turísticos, lançado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Setic).

“Nós estamos satisfeitos com a atenção que o prefeito Luiz de Deus tem dado a esses projetos. Todos esses lagos já foram pontos turísticos no passado e durante alguns anos ficaram esquecidos, agora estão sendo restaurados para voltarem a ser locais de visitação turística. A população de Paulo Afonso sonha em ter de volta suas áreas de lazer. A data prevista apara a inauguração é o dia 15 de novembro e nós já recebemos a confirmação de caravanas de Recife, João Pessoas e do Rio Grande do Norte, que desejam participar dessa grande festa. Agora, o Quinta dos Lagos é mais um compromisso do governo municipal que está sendo cumprido”, disse Regivaldo.

O programa inclui também a construção da Orla do Capuxu, revitalização do Parque Belvedere e da Prainha Ayrton Senna, situada às margens da Barragem Moxotó, no Bairro Centenário.

Para o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, o projeto de reurbanização dos pontos turísticos, executado pela Prefeitura, além de completar as belezas naturais de Paulo Afonso, geram emprego para os pauloafonsinos, absorvendo mão de obra local. “O prefeito Luiz de Deus tem priorizado o projeto de urbanização dos pontos turísticos, com a revitalização do Balneário e do Touro e a Sucuri, já concluído, e agora, iniciando a obra do Projeto Quinta dos Lagos. São ações que geram emprego e trazem mais beleza à nossa cidade, e a população aprova”, disse o secretário.

Balneário

Durante a visita técnica ao Balneário, o prefeito acompanhou de perto a finalização da obra, que está transformado o local num grande parque de lazer. O projeto inclui pista para corrida e caminhada, ciclovia, praça de eventos, área esportiva, campo de futebol society, quadra poliesportiva, praça de alimentação, espaço cultural, esculturas, cenário para fotografias, palco multiuso, caiaques e pedalinhos e estacionamentos para carros, motos e ônibus de visitantes.

A área abriga também um letreiro decorativo com o nome da cidade, que servirá como fundo para fotos, uma tendência em locais turísticos. Para a alimentação, serão destinadas ilhas para cafés e quiosques para lanches rápidos com estruturas que não interferem na paisagem. A passarela localizada no meio do lago, popularmente chamada de cachimbo, também será revitalizada, com iluminação especializada.

Pensando em ofertar um lugar mais seguro, a Prefeitura preparou o paisagismo com plantas de menos volume e mais gramado, permitindo a ampla visão do balneário em qualquer ponto em que se esteja. A iluminação também será reforçada, deixando o local com claridade necessária para ser utilizado também à noite.

Outro ponto importante é a acessibilidade para cadeirantes, com rampas e pisos adequados para a circulação. Todo o projeto arquitetônico foi pensado e idealizado pelo Setor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Orçamento e será executado pela Secretaria de Infraestrutura.

Ascom/PMPA

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts