Paulo Afonso, 17 de junho de 2024

Geral

Durante Novembro Azul, atividades e palestras conscientizam população sobre saúde do homem

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 12/11/19 às 17:40

Câncer de próstata representa a segunda causa de morte nos homens no País

O mês de novembro é marcado pelo incentivo aos cuidados da saúde do homem, a exemplo do câncer de próstata. Para marcar as atividades, que fazem parte do Novembro Azul, a Prefeitura de Paulo Afonso preparou ações  nas unidades de saúde, com palestras e programação que objetivam conscientizar o público sobre a prevenção da doença.

“O acompanhamento aos homens é feito durante todo ano, com consultas e exames distribuídos na rede municipal de Saúde. Neste mês, concentramos a parte de conscientização desse público. Prevenir é sempre a melhor solução”, afirma o secretário de Saúde Ghiarone Gabribalde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

O câncer de próstata é o mais freqüente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontaram 68.220 novos casos em 2018 em todo o país. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exame.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts