Paulo Afonso, 23 de maio de 2022

Defesa Civil

Defesa Civil de Paulo Afonso diz que cheia do São Francisco não causará alagamento no município

Após publicação de comunicado da CHESF enviado a 33 municípios do baixo São Francisco, entre eles Paulo Afonso, alertando para riscos em razão das fortes chuvas que caem no Alto São Francisco, e que podem ocasionar alagamentos nestes município, a Comissão de Defesa Civil de Paulo Afonso realizou reunião nesta tarde, para avaliar a situação e os possíveis riscos para a nossa população.

Estiveram presentes os secretários municipais Cléston Andrade, da Administração, Francisco Alves, da Infraestrutura, e Cláudia Galindo secretaria da comissão. A reunião contou ainda com a participação de um representante da Chesf, via online, que enfatizou não haver nenhum risco de rompimento de barragens e que os alagamentos deverão ocorrer em algumas cidades a jusante das barragens quando o vertimento ultrapassar os 2500mts cúbicos por segundo.

A Chesf está procedendo operação de controle de cheia no Rio São Francisco a partir do maior reservatório do Nordeste, o de Sobradinho (BA), e divulgou, com antecedência, o aumento da vazão, com abertura de comportas (vertimento), para que as autoridades municipais pudessem se organizar, dentro da agilidade necessária para a situação. O objetivo é que os gestores municipais e defesas civis fiquem em alerta devido ao aumento do nível do rio que vem ocorrendo desde o dia 12 de janeiro de 2022.

Em Paulo Afonso, os piscicultores já foram devidamente avisados do aumento da vazão e assim tem tempo para evitar qualquer problema.
No município, segundo a Chesf e a Defesa Civil, não haverá nenhum risco de alagamento, já que não há previsão do lago de PAIV chegar a sua cota máxima, quando poderia atingir algumas plantações e ou construções irregulares que por ventura existam na borda do lago.

A Defesa Civil de Paulo Afonso, informa que permanece atenta e pronta para atuar caso haja qualquer mudança no quadro atual.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts