Paulo Afonso, 15 de junho de 2021

Cultura

Corpus Christi: o que é e o que significa a comemoração religiosa

Corpus Christi é comemorado pela Igreja Católica desde 1264. Veja o significado da data e algumas curiosidades sobre o feriado.

Amanhã (03) será comemorado em todo o país o feriado de Corpus Christi. Apesar de muitas cidades terem antecipado o feriado por causa da pandemia do novo coronavírus, tantos outros resolveram manter a celebração em sua data original.

O termo “corpus christi” é uma expressão que vem do latim, e pode ser traduzido como “corpo de Cristo”. Para os cristãos, é o momento em que hóstia e vinho, após serem consagrados, se transformam na carne e no sangue do próprio Jesus Cristo.

Aqui no Brasil, quem trouxe a celebração de Corpus Christi foram os portugueses. Foram eles que introduziram os famosos “tapetes” feitos de serragem, areia ou borra de café. Em geral, são feitos desenhos bíblicos que remetem ao corpo e sangue de Cristo. Esses “tapetes” são feitos para a passagem do ostensório (peça que armazena o corpo de Cristo em forma de hóstia) em procissão seguida pelos fiéis.

A data está no calendário da Igreja Católica desde, pelo menos, 1264. Foi nesse ano que ela foi oficialmente inserida nas comemorações religiosas por ordem do Papa Urbano IV, sendo considerada o marco do sacramento da eucaristia, lembrando aos fiéis do sacrifício de Jesus.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Na sua opinião quem é o melhor vereador do BTN?

RESULTADO PARCIAL

Carregando ... Carregando ...