Paulo Afonso, 30 de novembro de 2021

Cultura

CHEGOU o livro Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso, do Professor Galdino

O livro Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso chegou. Ele é a reunião de anotações que vêm sendo guardadas há muito tempo. E sei que, mesmo alcançando bom número de pessoas homenageadas e o registro de muitos fatos históricos, ainda está longe de esgotar tão vasto assunto.

Nesse livro, mostramos os caminhos do ensino desde a sala de aulas improvisada no fundo de um galpão onde se guardava material da obra da Usina Piloto, em 1946 e onde hoje é o COPA até, principalmente, o encerramento das atividades da Chesf voltadas para a educação, com o fechamento do COLEPA, no ano 2.000.

Você sabe quem foi o primeiro professor de Paulo Afonso, em 1946, quando este município era apenas um povoado desconhecido chamado Forquilha?

Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso também fala da Escola Casa da Criança I, do IMEAPS, um pouco do CIEPA.

Fala da escola pioneira da Vila Poty, a Escola Evangélica Antônio Balbino, uma iniciativa do Professor Gilberto Oliveira e do Pastor João Cartonilho, o pai da Professora Zemira, das redes municipal e estadual de educação e também, brevemente, sobre os nossos dias.

O livro homenageia grandes mestres como a Professora Etelinda, a Professora Lindinalva Cabral, o Professor Enoch Pimentel Tourinho, o Professor Gilberto Oliveira e o Professor Olegário Inácio da Silva, assim como todos os ex-diretores do Ginásio/Colégio Paulo Afonso. Também homenageamos Apolônio Jorge de Farias Sales (Chesf, Fazenda-Escola…), Cabo Barbosa, José Lucídio Arcoverde e outros educadores…

Porque, como disse o educador Rubem Alves, com mais de 100 livros publicados, “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”.

O livro fala também do CFPPA e sua importância na formação de técnicos para a Chesf e para o mundo.

E apresentamos também lembranças boas dos bons tempos, como o papa-filas e outras lembranças saídas de um Baú de Memórias.

Mais que a busca, o resgate de fatos históricos, mais que ir ao fundo do baú de tantas e tão ricas memórias dos tempos da escola, este livro é uma oportunidade de homenagear pessoas que conviveram conosco por uns tempos e semearam e adubaram bem a semente porque, já compreendiam, bem antes da canção Coração de Estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, lançada em 1983, que “há que se cuidar do broto / Pra que a vida nos dê flor e fruto”.

Desse livro, foi feita uma tiragem pequena pois o seu custo foi totalmente bancado pelo autor.

Ele tem 300 páginas, mais de 200 fotos, muitas delas históricas e algumas até raras…Como adquirir esse livro

Ele pode ser adquirido diretamente com o autor, na Rua da Concórdia, 555 – Bairro General Dutra/Chesf (ao lado do muro do Modelo Reduzido da Chesf) – Contato Whatsapp – 75-99234-1740 ou nos Supermercados SUPRAVE.

O preço de lançamento, no período 23 a 31 de Outubro, será de R$30,00, na sede do jornal Folha Sertaneja (Rua da Concórdia, 555 – Bairro General Dutra/Chesf) e estamos acertando com a direção dos Supermercados SUPRAVE para também manter esse preço de lançamento lá, durante esta semana.

A partir de 1º de Novembro, o preço será de R$35,00, em todos os lugares.

Peço às pessoas de outras cidades/estados que indiquem pessoas de Paulo Afonso, familiares, amigos, que possam pegar os livros no endereço acima.

As pessoas que forem efetuar o pagamento por transferência bancária, devem entrar em contato pelo Whatsapp 75-99234-1740 quando serão orientados como devem fazer.

Os que forem adquirir na SUPRAVE ou em outro local de venda devem fazer o pagamento nesse local.

Se for necessária a remessa para outras cidades ou estados, o preço será acrescido da taxa do frete dos Correios.

Espero a compreensão de todos, uma vez que o investimento foi bem elevado e, como dissemos, foi totalmente bancado pelo autor. Um abraço fraterno para todos.

Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso é um livro para ler e guardar, com carinho.

Professor Antônio Galdino da Silva

Ex-aluno das Escolas da Chesf ,

Ginásio Paulo Afonso e Colégio Comercial 15 de Março.

Ex-Professor da Escola Rural, COLEPA, CIEPA, Benjamin Sodré,

Sete de Setembro e Carlina Barbosa de Deus

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Como você avalia a postura do Presidente Bolsonaro na Semana da Pátria

  • É fraco e só tem coragem da boca pra fora (52%, 23 Votos)
  • Tem vocação para Ditador mas não teve força para dar o golpe (25%, 11 Votos)
  • Se acovardou e abandonou seus seguidores (11%, 5 Votos)
  • Agiu certo ao recuar das ameaças ao STF (5%, 2 Votos)
  • Mostrou que é Patriota e Democrata ao não fechar o STF (5%, 2 Votos)
  • Deveria ter cumprido as ameaças e fechado o STF (2%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 37

Carregando ... Carregando ...