Paulo Afonso, 1 de maio de 2024

Educação

Casa da Criança I promove Chá Literário com escritores da ALPA

Escritores da ALPA foram convidados para participar do Chá Literário, projeto idealizado pela Biblioteca da importante Escola Casa da Criança I, criada há 60 anos pela Liga Social Católica de Paulo Afonso e atualmente ligada à rede municipal de ensino.

A atividade está sendo organizada pela Professora Patrícia Santana, que trabalha nessa biblioteca e tem como objetivo despertar no alunado o interesse pela leitura e pela escrita.

(Foto: Antônio Galdino e acervo do autor – João de Sousa, acervo pessoal)

O evento será realizado na segunda-feira, dia 7 de novembro, às 14 horas e será uma mesa redonda da qual participarão os escritores da Academia de Letras de Paulo Afonso Antônio Galdino da Silva, Jovelina Ramalho, Gecildo Queiroz, João de Sousa Lima e Edson Barreto.

Nos últimos anos iniciativas de educadores e também da gestão escolar do município vem despertando em crianças e adolescentes o gosto pela leitura e pela criação de poesias e pequenos textos.

A Academia de Letras de Paulo Afonso tem procurado incentivar essas iniciativas e, a Professora Jovelina Ramalho, desta Academia, ainda no ano de 2018, apresentou um projeto chamado “O Escritor vai à Escola” que, compreende a visita de escritores a várias unidades escolares, interagindo com os alunos, professores e direção.

A ALPA já esteve com esse projeto nas escolas da rede municipal, Manoel Nascimento Neto, Guiomar Pereira, Lions Clube, João Bosco, Georgina e Rivadalva. A ALPA também já esteve em Santa Brígida, onde o escritor Marcos Antônio Lima realiza um importante projeto chamado Manhã Literária e em Rodelas/BA e muitos dos alunos dessas escolas já têm participado de Antologias lançadas em Santa Brígida e em Paulo Afonso, pela Academia de Letras.

O Professor Denilson, há anos, desenvolve um projeto chamado 300 Vozes que já levou a poesia, nas vozes de estudantes da rede municipal, para vários países.

Nasceram também projetos como Aventureiros da Leitura, coordenado pela Pedagoga Lúcia Nascimento, Luz do Aprender, coordenado pela Professora Carmem, Leitura e Descoberta, da própria Seduc que agora criou o Projeto Sextou Literário com a rede municipal de ensino de Paulo Afonso e para coordená-lo convidou o Professor Denilson que passou a trabalhar diretamente na Secretaria de Educação onde o desenvolve junto à rede escolar do município.

*Com informações de Antônio Galdino (www.folhasertaneja.com.br)

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts