Paulo Afonso, 3 de julho de 2022

Geral

CAPS promove caminhada em prol da Luta Antimanicomial no dia 18 de maio

No dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estará realizando a caminhada pelas ruas da cidade em prol da Luta Antimanicomial, com o tema “Saúde mental se faz com o povo. Por um Sus Antimanicominal”. A atividade busca chamar a atenção da população para a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

A concentração será a partir das 15h, na sede do CAPS, localizado na Avenida da Maçonaria, 47, próximo ao Mercado Municipal. A previsão de saída será às 16h.

O coordenador do CAPS, Tadeu Araújo convida todos os pauloafonsinos para participarem do evento.”Iremos reunir os profissionais de saúde, não só os que trabalham na área de saúde mental, mas estendemos também o convite a todos os profissionais da atenção primeira, que é a porta de entrada ao CAPS, os centros de especialidades e todos os pacientes e acompanhantes que usam o serviço do CAPS. Aguardo todos os pauloafonsinos, que abracem essa causa e venham para a luta com a gente”.

“O objetivo é chamar a atenção da população para a importância do tratamento das pessoas que convivem com o sofrimento mental em um regime de liberdade, porque com o advento da reforma psiquiátrica, o modelo hospitalocêntrico foi ficando obsoleto e a luta surgiu para defender esse direito, o direito desse tratamento em liberdade. A gente luta pela extinção dos manicômios, desse modelo que aprisiona, nós queremos o paciente em liberdade e convívio, exercendo sua cidadania, em convívio com a sociedade, com a sua comunidade, envolvidos em outras atividades”, explica a psicóloga da unidade, Uberleide Santos.

Autor: Ascom/PMPA

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts