Paulo Afonso, 16 de maio de 2024

Economia

Assaí (ASAI3) avalia vender lojas e reduzir investimentos; entenda

O Assaí (ASAI3) está avaliando a possibilidade de rever investimentos e considera vender lojas próprias. Em teleconferência nesta terça (4), Belmiro Gomes, presidente da empresa, revelou que a possibilidade foi levantada em função do aumento do custo do capital com a escalada dos juros básicos (Selic).

“Pela pressão de juros, e uma alavancagem maior, é mais fácil uma revisão de investimentos ou venda de ativos de lojas próprias. Falo isso, pois há outras cartas na mesa antes de uma primária”, afirmou o executivo.

O presidente do Assaí ainda falou sobre a especulação levantada nos últimos dias de que a companhia faria uma oferta primária de ações. Gomes negou a informação e disse que não discussões sobre, mas destacou a revisão dos investimentos.

“O que temos é uma discussão, ainda em andamento, sem decisão tomada, de revisão de investimentos orgânicos em 2023 e 2024, para fazer frente ao aumento do custo da dívida”, disse o executivo do Assaí.

Oferta primária de ações

Vale lembrar que uma especulação sobre a oferta primária de ações do Assaí ocorreu em 22 de marços, após a atacarejo ter conversado com bancos. Na ocasião, as ações da empresa figuraram entre as maiores quedas do Ibovespa.

De acordo com informações do Valor Econômico, isso se deu, em parte, porque o controlador Casino estava avançando no plano de oferta secundária, que foi finalizada, e já haveria aumento considerável do volume de papéis em negociação em bolsa.

Isso porque a companhia estaria trabalhando em formas viáveis de reduzir o seu endividamento. Mas, segundo ela, dentro desse cenário, junto às pressões da manutenção da Selic a 13,75%, a venda de ativos ou a revisão de investimentos são os caminhos mais apropriados.

Contudo, ainda que o presidente do Assaí tenha levantado ambas as possibilidades durante a teleconferência, a questão ainda deverá ser avaliada pelo colegiado do grupo.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts