Paulo Afonso, 25 de junho de 2024

Educação

Alunos da rede municipal participam da prova Saeb

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 24/10/19 – ás 15:10

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Os alunos da rede municipal de Paulo Afonso estão participando do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação para diagnóstico em larga escala, é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A avaliação será realizada para 1.497 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano) e para 831 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano), no período de 21 de outubro  a 1° de novembro, nas escolas Guiomar Pereira, Casa da Criança II, São Vicente de Paulo, Rivadalva, João Bosco, Vinícius de Moraes, Lions Clube, Jovino de Carvalho, no povoado Riacho, e Amâncio Pereira, no povoado Tigre.           

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais e municipais de Educação, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts