Paulo Afonso, 19 de abril de 2024

Cultura

Alex Xela Lima recebe Menção Honrosa em Concurso Internacional de poesia

Alex Xela Lima, que é professor e escritor de Paulo Afonso, não se cansa de fazer história e de levar o nome da nossa cidade mundo afora. Mais uma vez o ilustre morador do bairro Tancredo Neves 2 tem o seu trabalho literário reconhecido em um concurso internacional.

 

Dessa vez, o poeta da Capital da Energia (e por que não, da poesia) recebeu uma Menção Honrosa no I Concurso Internacional de Poesia em Rima Jotabé, organizado pela escritora Aline Bischoff, embaixadora da Rima Jotabé no Brasil.

 

A Poesia em Rima Jotabé é um gênero literário de forma fixa criado pelo escritor Juan Benito (JB), em 2009, na Espanha.

 

Este primeiro concurso recebeu 145 inscrições, de seis países: Brasil (132), Moçambique (7), Portugal (3), Espanha (1), Colômbia (1) e Inglaterra (1). Escritores de 16 estados brasileiros se inscreveram, dentre eles, 16 poetas baianos, sendo Alex Xela Lima o único baiano premiado.

 

A menção honrosa é uma distinção oferecida à pessoa ou à obra participante de um concurso, que não se classifica dentre os prêmios principais, mas que é considerada digna de mérito através de menção.

 

“Eu conheci a Poesia em Rima Jotabé justamente através desse concurso. É um gênero poético belíssimo que exige bastante do poeta por conta de seu esquema fixo de rimas e métrica. Fiz um texto como exercício e decidi inscrevê-lo no Concurso. Receber uma menção honrosa foi uma alegria indescritível. Primeiro, porque os concursos literários são muito acirrados, com muita gente boa. Segundo, porque foi mais uma oportunidade de fazer figurar o nome da minha cidade no cenário internacional.”, disse Xela, que já havia figurado no Top 5 de uma premiação em Nova Iorque-EUA, na semana passada.

 

 

Confira o texto que recebeu a honraria:

 

O Intercessor

(Jotabé com estrambote)

 

Jesus de Nazaré, o Filho de Deus,

permanece cuidando dos irmãos seus.

 

Sentado na destra do trono sagrado,

intercedendo diante do Pai amado

por todos aqueles que têm suplicado

por um socorro divino e desejado.

 

A intercessão é um gesto de amor;

providência divina findando a dor.

 

Jesus de Belém, na terra dos judeus,

amou, fez curas e foi crucificado,

mas inda intercede a nosso favor.

 

Maravilhoso Senhor,

gratidão por teu filho amado na cruz

que nos retirou das trevas para a luz.

 

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts