Paulo Afonso, 21 de outubro de 2021

Cultura

Alex Xela Lima e Denílson Souza lançam Antologia Poética Internacional

 Os professores e escritores Alex Xela Lima (Paulo Afonso) e Denílson Souza (Santa Brígida) lançaram neste mês de setembro, a Antologia Poética Encantos Nordestinos – Sou filho do Nordeste, sou cabra da peste. Uma coletânea de poemas que visa a divulgação e valorização da cultura nordestina, além de homenagear um dos grandes nomes da poesia do Nordeste, o poeta cearense Patativa do Assaré, reconhecido internacionalmente por sua obra que versa sobre o modo de vida do povo nordestino, através de uma linguagem informal e peculiar.

 

A obra contou com a participação de cento 121 escritores do Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Estados Unidos, Itália, Moçambique e Portugal. E contou com a participação de nomes conhecidos na comunidade pauloafonsina, a professora paraibana Maria do Socorro Pereira de Almeida (ex-FASETE), que publicou no livro um artigo sobre a importância do legado literário de Patativa para o Brasil, e o artista plástico pauloafonsino Welson Fortes que assinou as ilustrações da coletânea. Também participaram do projeto o fotógrafo sergipano Ancelmo Bless, autor da foto que compõe a capa da Encantos Nordestinos, o escritor alagoano Charlan Fialho, que assinou as orelhas da obra, e o poeta Daniel Gonçalves, neto de Patativa do Assaré.

 

Que livro magnífico! A harmonia que há entre os textos, aliada às ilustrações ficou muito bacana. O layout interno em consonância desde a capa também chama bastante atenção. Sem contar na qualidade do material que é impressionante. A Encantos Nordestinos é uma verdadeira obra de arte. Tornou-se ela um verdadeiro encanto do Nordeste, declarou Alex Xela Lima, organizador da antologia, que, com esse livro, soma quatro já publicados.

 

A Antologia Encantos Nordestinos traz um seleto time de poetas e poetisas que versam de forma incrível, deixando uma marca ímpar na literatura brasileira, um passeio nos mais variados estilos inovadores de escrita, apresentando os encantos da região Nordeste e seu povo, disse Denílson Souza, também organizador e que celebra a publicação do seu primeiro livro.

Esta magnífica obra não poderia ter um título mais adequado. Encantos Nordestinos traduz, em cada texto, a essência do nordestino, o encantamento e o orgulho de ser dessa terra. É um material de excelente qualidade, um excelente trabalho de ilustrações e uma justa homenagem ao grande poeta cordelista Patativa do Assaré, um ícone na história do cordel brasileiro, afirmou Edionaldo Souza, poeta cordelista de Paulo Afonso e coautor nessa coletânea poética.

A Encantos Nordestinos possui 271 páginas e foi publicada pela editora do SWA Instituto, de Santana do Ipanema-AL, sob a gerência editorial de José Malta Fontes Neto, e pode ser adquirida pelo site da editora, através do endereço eletrônico https://swainstituto.com.br/loja/livros/17-antologia-poetica-encantos-nordestinos.html ou em contato direto com seus organizadores.

 

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Como você avalia a postura do Presidente Bolsonaro na Semana da Pátria

RESULTADO PARCIAL

Carregando ... Carregando ...