Paulo Afonso, 15 de junho de 2021

Língua Afiada

A Coluna de Politica do Tribuna Mulungu tá apimentada

Por José Ivandro

Evinha Oliveira cobra clareza da prefeitura sobre PL que muda gestão do HNAS


A líder da oposição quer saber como a mudança na gestão do HNAS, saindo da administração direta e passando para uma OS (organização Social) vai fazer com que os custos de administração do hospital diminuam tanto em relação ao que a PMPA gasta hoje. “Se for o caso que venha alguém da prefeitura para nos explicar. O que acontece é que nos mandam o projeto e querem aprovação imediata sem os detalhes. Venham, sentem conosco, nos expliquem, tragam dados, porque há a contrapartida do município e uma pergunta que fica no ar é como vai ser isso? como gastamos 3 milhões e vamos passar a gastar 800 mil?, o que vai ser tirado?, o que será acrescentado?”
Evinha dos vereadores da oposição é quem tem apresentando questionamentos mais sensatos, embora algumas vezes escorregue aqui e ali. Na ânsia de sempre ter o que questionar, exagera algumas vezes.
Ela vai aprender, é bem assessorada e tem juízo.

 

Valmir Rocha

O Vereador Valmir Rocha, elegeu o CEASA e a defesa dos animais abandonados como suas bandeiras de luta nesse início de mandato. 
O vereador tem feito visitas ao CEASA e gestões junto a prefeitura para melhoria das condições de funcionamento do equipamento.
Na defesa dos animais abandonados o vereador apresentou Requerimento nº 783/2021 – Solicitando a implantação de um centro de acolhimento aos animais em situação de rua.

 

Festival de bobagens na Tribuna da Câmara

Na sessão desta segunda feira 03/05 o vereador Marconi Daniel protagonizou um festival de besteiras que há muito não se via na casa do povo.
O Vereador que agora disputa o espaço de grande líder da oposição na casa não falou coisa com coisa.
O seu objetivo era chamar a atenção para supostas irregularidades na gestão da saúde em Paulo Afonso.
Entre os questionamentos feitos pelo vereador chama a atenção o fato de sua excelência parecer desconhecer o que é e qual a finalidade de uma sindicância administrativa, procedimento utilizado pela PMPA, por determinação do prefeito Luiz de Deus, para investigar supostas irregularidades na secretaria de Saúde. Fiz uma pesquisa de dois segundo na internet e vou disponibilizar ao vereador como subsídios para sua próxima fala.

Um vereador tem que saber o que fala, não pode usar o microfone sem saber o que vai dizer, do que vai falar. Vereador a internet fornece muita informação, use-a, para não confundir os seus eleitores com informações falsas. Vereador não pode se basear no achismo, no “ouvi dizer”, ou como se diz popularmente, “não pode emprenhar pelos ouvidos”. Vereador não é pago pra brincar com coisa séria. Se tem denúncia, verifique se o fato é verdadeiro, solicite informações sobre o caso e só depois faça a denúncia, com fatos e provas substanciais e não com invencionices.

Afirmar que o Nair Alves de Souza não tem equipamento de Raio – X, quando na verdade o equipamento existe e supostamente estaria quebrado, é no mínimo falta de coerência, não ter o equipamento é uma coisa, outra coisa é ter um aparelho que circunstancialmente esteja com defeito. Se está quebrado o equipamento existe.

Cobrar do hospital transporte para pacientes, quando não é da responsabilidade do hospital fornecer este tipo de serviço, também não é correto vereador, aliás, verifique com os médicos do seu círculo de amizade, como um paciente pode ter “quebrado o útero”, esse deve ser um caso raro na medicina e muita gente vai querer estudá-lo.
Meu caro vereador sua excelência tem razão quando diz que é preciso parar de fazer politicagem com a saúde em Paulo Afonso. Pare vereador! Fiscalize, denuncie, cumpra o seu dever, mas, quando for fazer as denuncias, se abasteça de informações sobre cada caso, tenha certeza de que o fato é verdadeiro e estude o assunto que vai abordar, para nos poupar da sua confusão mental.

 

Tá na internet: O que é Sindicância?
Sindicância é o procedimento administrativo pelo qual o Sindicante, aquele que é incumbido de realizar a investigação administrativa, reúne num caderno processual, as informações obtidas, com a finalidade de esclarecer determinado ato ou fato, cujo esclarecimento e apuração, é de interesse da autoridade que determinou a sua instauração. E ainda, é o meio sumário de que se utiliza a administração pública no Brasil, para sigilosa ou publicamente, com indiciados ou não, proceder à apuração de ocorrências anômalas no serviço público, as quais, confirmadas, fornecerão elementos concretos para a imediata abertura de processo administrativo contra funcionário público responsável. (Fonte: https://www2.unesp.br/portal#!/cppavo/procedimentos/sindicancia-administrativa/)

 

Luizinho retorna ao BTN

O secretário de Administração do BTN, Luiz Humberto retomou as suas atividades na administração do complexo BTN.
No seu retorno um grande Mutirão de Limpeza foi realizado, com pessoal, pá carregadeira e caçambas. A faxina no bairro aconteceu com a limpeza de terrenos baldios, varrição e capinação de ruas, remoção de entulhos e melhoria da iluminação pública.
A população gostou do que viu.

 

Por falar em BTN

As autoridades de trânsito devem passar a prestar atenção a uma irregularidade que está virando moda no trânsito do BTN: Diversos motoristas estão fazendo uma conversão irregular a esquerda, quando acessam a BA-210, saindo da rua do Hospital do BTN. Eles entram na contramão, quando deveriam ir para a direita e fazer o retorno próximo ao SESC-Ler. Irregularidades como estas ocorrem a toda hora no local e pode acabar causando um acidente com vitimas.

 

*As pessoas citadas nesta coluna, que por ventura se sentirem ofendidas, ou apenas desejem responder a eventuais criticas e/ou questionamentos publicados, podem e devem fazê-lo através do email: tribunamulungu@gmail.com.

**Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Tribuna Mulungu.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts

ENQUETE

Na sua opinião quem é o melhor vereador do BTN?

RESULTADO PARCIAL

Carregando ... Carregando ...