Paulo Afonso, 6 de maio de 2024

Defesa Civil

Defesa Civil de Paulo Afonso diz que cheia do São Francisco não causará alagamento no município

Após publicação de comunicado da CHESF enviado a 33 municípios do baixo São Francisco, entre eles Paulo Afonso, alertando para riscos em razão das fortes chuvas que caem no Alto São Francisco, e que podem ocasionar alagamentos nestes município, a Comissão de Defesa Civil de Paulo Afonso realizou reunião nesta tarde, para avaliar a situação e os possíveis riscos para a nossa população.

Estiveram presentes os secretários municipais Cléston Andrade, da Administração, Francisco Alves, da Infraestrutura, e Cláudia Galindo secretaria da comissão. A reunião contou ainda com a participação de um representante da Chesf, via online, que enfatizou não haver nenhum risco de rompimento de barragens e que os alagamentos deverão ocorrer em algumas cidades a jusante das barragens quando o vertimento ultrapassar os 2500mts cúbicos por segundo.

A Chesf está procedendo operação de controle de cheia no Rio São Francisco a partir do maior reservatório do Nordeste, o de Sobradinho (BA), e divulgou, com antecedência, o aumento da vazão, com abertura de comportas (vertimento), para que as autoridades municipais pudessem se organizar, dentro da agilidade necessária para a situação. O objetivo é que os gestores municipais e defesas civis fiquem em alerta devido ao aumento do nível do rio que vem ocorrendo desde o dia 12 de janeiro de 2022.

Em Paulo Afonso, os piscicultores já foram devidamente avisados do aumento da vazão e assim tem tempo para evitar qualquer problema.
No município, segundo a Chesf e a Defesa Civil, não haverá nenhum risco de alagamento, já que não há previsão do lago de PAIV chegar a sua cota máxima, quando poderia atingir algumas plantações e ou construções irregulares que por ventura existam na borda do lago.

A Defesa Civil de Paulo Afonso, informa que permanece atenta e pronta para atuar caso haja qualquer mudança no quadro atual.

Os comentários não representam a opinião do Tribuna Mulungu. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Veja também

Relacionado Posts