Avião pousa em Paulo Afonso trazendo 966 doses da vacina contra covid-19

Avião pousa em Paulo Afonso trazendo 966 doses da vacina contra covid-19

O avião com as 966 primeiras doses da vacina contra covid-19 chegou em Paulo Afonso por volta das 5 da manhã e marca um novo momento para todos. Logo mais, a equipe da Secretaria de Saúde inicia o cadastro e organização das doses para iniciar a vacinação, que contempla o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.

ASCOM/PMPA

A vacinação tem início esta semana, e contempla os grupos pré-definidos pelo Ministério da Saúde

Na madrugada desta terça-feira (19), o primeiro lote da vacina contra a covid-19 chegou ao município. Enviadas pelo Governo do Estado, serão 966 doses que contemplarão a primeira imunização e o reforço.

A vacinação tem início esta semana e contempla os grupos pré-definidos pelo Ministério da Saúde. Em Paulo Afonso serão vacinados profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a covid-19 –  da UPA Covid, UTI Covid HMPA, SAMU, Lacen, desinfecção e monitoramento; idosos institucionalizados com mais de 60 anos;  indígenas; profissionais das Atenção Básica de Saúde – médicos, enfermeiros,  vacinadores.

“Vivenciamos um momento único em nosso município com a chegada da vacina contra a covid-19. Foi com muita emoção que recebi essa notícia que vai trazer muita esperança e alento para nossa população. Temos lutado incansavelmente contra esse inimigo invisível, mas agora podemos ter perspectiva de dias melhores. A todos os pauloafonsinos, desejo que 2021 venha cheio de coisas positivas, já sofremos muito com esse vírus”, ressalta o prefeito Luiz de Deus.

Com a divisão das doses em duas, serão imunizadas 483 pessoas, sendo os profissionais da saúde no seu local de trabalho e os idosos institucionalizados e indígenas, in loco.

“A quantidade de doses enviadas para Paulo Afonso são estabelecidas pelo Governo do Estado, não temos nenhum controle sobre isso. Estamos muito felizes em iniciar essa vacinação contra a covid-19, um sonho que agora está perto de se tornar realidade. Sei que estão todos ansiosos, mas a população precisa ter calma porque é um vírus que atingiu o mundo inteiro, então a produção da vacina ainda não está disponível para todos os lugares, mas tenhamos fé que tudo vai dar certo e teremos todos os grupos vacinados”, explica o secretário interino de saúde, Adonel Júnior.

“O que reforçamos é que Paulo Afonso está pronta para receber as outras doses e colocar todo o Plano Municipal de Vacinação em prática, para atender as outras etapas e grupos. Teremos disponibilidades de 16 salas, bem como os drives-thrus quando partir para a imunização em grande escala, além dos profissionais treinados”, ressalta o secretário.

Ele enfatiza que mesmo com a vacina chegando, a população não pode deixar os cuidados de lado. “Não podemos descuidar. Tem que usar máscara, evitar as aglomerações, manter o distanciamento, higienizar as mãos e tudo que for necessário para evitar a proliferação do vírus. Sei que venceremos essa batalha, mas a guerra ainda não acabou, então é preciso continuar com o que preconiza a OMS”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *